Nem sempre é fácil reconhecer um narcisista “a olho nu”. Eles são mestres do disfarce e do engano. Grande parte das vezes o próprio não se reconhece como tal, pois não possui empatia, nem remorsos.
São pessoas de boa aparência e gostos requintados. Sempre fazem grandes esforços para nunca perderem a compostura e são grandes defensores da moralidade, dos bons costumes, sempre muito preocupados com a relevância e opinião social.
Ele vive única e exclusivamente em favor daquilo que lhe é conveniente e favorável, alimentando o seu ego insaciável através do sofrimento que possa causar na outra pessoa.
O narcisista chega sempre à nossa vida num momento de fragilidade. Ele tem uma percepção incrível para detectar “presas fáceis”. Ele chegará como uma espécie de salvador. Aquela pessoa doce, simpática, prestativa, sempre pronta para ajudar em qualquer circunstância. Em pouco tempo irá se transformar num verdadeiro príncipe encantado.
A pessoa com desvio de personalidade narcisista vai fazer tudo para te agradar. Vai te cobrir de presentes, vai te levar a lugares que nunca tenhas estado, vai te proporcionar uma série de experiências únicas.
Vai te ligar todos os dias só para saber se estás bem, vai te fazer sentir única e especial, quando na verdade és só mais uma no seu rol. Esta é a fase do chamado bombardeio amoroso, onde aparentemente serás cercada de “amor” por todos os lados, no entanto, o “predador” já tem outras “presas” em vista, caso a fonte de suprimento deixe de ser alimento suficiente ao seu ego insaciável.
O narcisista vai manter esse tipo de comportamento até se cansar da atual fonte de suprimento, que és tu. No dia em que o venhas a contrariar, ele vai se cansar. No dia em que possas questionar algo, ele vai se cansar ainda mais. Quando lhe perguntares porque te mantém longe da sua roda familiar ou de amizades, ele vai se zangar.
Sim, porque ele fará isso tudo. O narcisista não tem a mínima intenção de que tu venhas realmente a fazer parte da vida dele, portanto, o objetivo principal é manter sempre distância entre ti e os seus.
No dia em que ele se fartar, o seu comportamento vai mudar drasticamente e dará início ao processo de descarte.
Automaticamente deixarás de ter qualquer tipo de prioridade na sua vida. Ele começará a criar um fosso para aumentar a distância física e emocional. Deixará de se importar contigo ou com as tuas necessidades. Nessa altura, ele já estará seguro em relação aos teus sentimentos pela sua pessoa e sabe também que o estrago já será razoável.
Estrategicamente, usará de astúcia para te humilhar e diminuir. Dirá coisas que jamais imaginaste vir a escutar daquele que antes só queria ver-te feliz. Usará todas as armas que foi coletando durante a fase do bombardeio amoroso, tais como conversas, confidências e etc. Tudo servirá como arma de arremesso.
Ele vai te manipular com mentiras, vai tentar colocar em ti os seus próprios defeitos, vai tentar fazer com que te sintas culpada por culpas que não são tuas, até que por fim, dará o golpe de misericórdia e te expulsará da vida dele sem qualquer explicação lógica, ainda assim nunca deixando de te dizer ou fazer perceber que a culpa é só e unicamente tua.
Esta é uma pessoa mental e psicologicamente doente, digna de pena. No entanto, é também covarde, perigosa e mesquinha. Dona de uma grande inveja e alguns requintes de malvadez.
A passagem de uma pessoa com desvio de personalidade narcisista pela nossa vida, pode ser devastadora e deixar marcas profundas, por isso, é muito importante que os saibamos reconhecer e manter distância deles. Como tal, quando do nada surgir aquela personagem encantada, que parece saída do mundo dos sonhos, fiquemos atentos. Nunca sabemos quando é que se vai transformar num sapo e nos arrastar para o seu lamaçal.
(A.D)