CHEGUE NA PAZ

24 de jun. de 2022



O principal afastamento em relação às pessoas tóxicas não é físico, é mental e emocional.

É extremante necessário o distanciamento em relação às pessoas que tem atitudes que fazem mal à nossa vida, mas isso nem sempre é possível. 

Nesse mundo vamos sempre conviver com todos os tipos de pessoas: as que nos recarregam e as que nos sugam, as que nos amam e as que nos ensinam, as que são saudáveis e as que são tóxicas. Mesmo as pessoas de melhores intenções (e isso nos inclui) apresentam comportamentos tóxicos em alguns momentos.

Cortar pessoas tóxicas nem sempre é se afastar fisicamente - embora em muitos momentos isso seja preciso – às vezes, é saber cortar mentalmente a influência que essas pessoas tem sobre o nosso emocional.

Pessoas tóxicas possuem comportamentos manipuladores, tentam abalar nossa autoestima, desmerecem as nossas conquistas, tentam nos inserir sentimentos de culpa ou constrangimento, podem se fazer de vítimas e abalar os nossos sentimentos.

Cortar essa influência é se colocar em primeiro lugar, é não ser vulnerável aos julgamentos externos e sim aos valores da própria consciência, é saber filtrar o que vem de fora, é lembrar que ninguém pode controlar ou determinar a nossa vida a não ser nós mesmos, é romper o laço de poder que essas pessoas tem sobre nós.

Quanto mais fortalecemos os laços positivos que temos conosco, e valorizamos as pessoas que verdadeiramente nos ajudam a crescer, mais nos imantamos em relação ao que é tóxico para nós.

(A.D)