TORNE-SE MAIS SILENCIOSO
Lembre-se constantemente de uma coisa: você precisa se tornar cada vez mais silencioso e concentrado em seu interior.
Sempre que tiver algum tempo, feche os olhos e mova-se para dentro. Não se ocupe quando não houver nenhuma ocupação, não permaneça ocupado desnecessariamente.
Vejo pessoas que estão desnecessariamente atarefadas. Tenho visto pessoas que leem o mesmo jornal várias vezes. Elas não têm nada para fazer, então leem o mesmo jornal repetidas vezes. Não podem permanecer vazias, não podem permanecer desocupadas.
Ser meditativo significa aprender a permanecer desocupado, vazio. Feche os seus sentidos externos e dirija-se para dentro. Utilize qualquer tempo que encontrar para isso, e logo chegará o dia em que isso se tornará tão fácil quanto entrar e sair de sua casa.
Você sai de sua casa sem nenhuma dificuldade; você volta para sua casa sem nenhuma dificuldade. Você não precisa nem sequer pensar a respeito de como sair e entrar.
Você sai quando precisa sair; entra quando precisa entrar. O fenômeno de ir para dentro de si mesmo torna-se igualmente simples se você o praticar.
Então, você pode saltar para fora a qualquer momento, e pode saltar para dentro a qualquer momento.
E, uma vez que você se torna capaz desse simples movimento, torna-se livre.
Então, o mundo não pode perturbá-lo. Nada pode perturbá-lo, porque nada o atinge quando você se encontra em seu centro mais profundo.
Quando você está na periferia, o mundo o atinge. Quando está no centro, você está além do mundo.
- Osho