O LIVRE-ARBÍTRIO
Romanos, 2:6 _ Paulo
Deus "retribuirá a cada um
conforme o seu procedimento".
A liberdade é a condição necessária da alma humana, sem ela, não poderia construir seu próprio destino.
O homem sempre possui a suficiente liberdade para agir e pensar: DEUS LHE CONCEDEU O LIVRE-ARBÍTRIO, A ESCOLHA LIVRE.
À liberdade associam-se a RESPONSABILIDADE e a MORALIDADE. Quanto mais elevação, mais responsabilidade. Vigia e orai.
Na consciência está gravada a LEI que nos impulsa à conduta digna e moral, à responsabilidade dos nossos atos. O livre-arbítrio é a expansão da personalidade e da consciência. Pelo esforço, pela inteligência e a vontade podemos sair da escravidão das paixões baixas e da ignorância. Para agir com a razão.
Só conseguiremos agir com essa razão quando educando-nos a nós mesmos:
-libertando-se dos apetites do mundo físico.
-libertando-se dos pre-conceitos, dogmas e sofismas pela conquista da VERDADE.
-libertando-se da falsa moral pela procura das virtudes nobres.
Sempre há lugar para a LIVRE-VONTADE. Toda resolução nasce de causas e efeitos anteriores. Assim pode dizer-se que cada ser humano É PREVISÍVEL. HERDEIRO DE SI MESMO. Temos dentro de nós, as tendências mais fortes, os impulsos mais comuns que retratam a nossa personalidade, o nosso comportamento.
Deus nos conhece perfeitamente. Ele nos coloca em situações para crescer, e superar pela livre-escolha as falhas e defeitos próprios. Se agirmos conforme a Lei Divina, amando e cumprindo com o dever de servir, sempre estaremos certos.
O fatalismo ou determinismo é a nossa origem e o nosso destino. Origem Divino, essência de Deus, a imagem e semelhança dele. Destino, a felicidade com Deus, atingindo a Perfeição. Durante esse trajeto, somos livres para escolher o nossa caminhada. E sofrer as decisões tomadas, para felicidade ou infelicidade nossa e dos irmãos que partilham também o nosso caminho.
O fatalismo ou determinismo é a nossa origem e o nosso destino. Origem Divino, essência de Deus, a imagem e semelhança dele. Destino, a felicidade com Deus, atingindo a Perfeição. Durante esse trajeto, somos livres para escolher o nossa caminhada. E sofrer as decisões tomadas, para felicidade ou infelicidade nossa e dos irmãos que partilham também o nosso caminho.
As limitações, geradas por nossos atos livremente escolhidos respondem a LEI DE CAUSA E EFEITOS.
"TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÊM, TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS NEM TODAS COISAS EDIFICAM." ( I CORINTIOS, 10:23) _Paulo.
Nos planos inferiores a liberdade é menor. Só aumenta com o amadurecimento e o senso da responsabilidade. Podemos sermos constrangidos a agir sem liberdade por causa de doença, da obsessão, da misericórdia da espiritualidade superior, quando muito rebeldes...
Impulsos do passado gravados no subconsciente, são tendências adormecidas. Mas colhemos sempre o que plantamos. A vontade poderá nos ajudar a não mais aceitar esses impulsos inferiores..
O HOMEM É O OBREIRO DE SUA LIBERTAÇÃO. Todas a dificuldades do caminho podem ser vencidas. Elas aparecem sempre para o despertamento do Espírito, do ser superior íntimo.
Todos somos solidários. A liberdade de cada um de nós liga-se à liberdade dos outros, nossos irmãos.
Deus nos deixa livres nas escolhas. Quando já temos muito errado, é quando estamos em condição de fazer certo, de obedecer e escutar os desenhos do Pai. Se for imposto, não seríamos livres, nem poderíamos COMPREENDER o SUBLIME AMOR DO PAI CELESTIAL. ELE tem toda a paciência para esperar a nossa união a Ele e a toda a sua obra.
A VERDADEIRA LIBERDADE É QUANDO TEMOS COMPREENDIDO QUE SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS, FILHOS DO PAI, IRMÃOS DE TODOS, E QUE NOSSA UNIÃO A ELE PELA OBEDIÊNCIA NOS LIBERTARÁ DE NOSSA INFERIORIDADE PARA SER UM COM ELE.