Esperança é a ordem do dia
"Sobre tudo o que se deve guardar,
guarda o teu coração,
porque dele procedem as fontes da vida."
(Prov. 4:23)
Nossa vida é semelhante a uma casa de muitas janelas, que possibilita contemplar várias paisagens. O problema é que muitos fazem da vida uma casa de uma só janela. E ali, ficam debruçadas, por anos. Quando alguém age assim, o foco da sua atenção fica limitado,impossibilitando-o de ver outros horizontes.
Na vida, por vezes temos que mudar de janela, para contemplar o novo ao nosso redor. Precisamos fechar algumas janelas para que outras sejam abertas...
A janela que precisa ser fechada é a do ressentimento. Quem fica debruçado nesta janela olha a vida pelo ângulo da amargura, do desencanto, da tristeza. A pessoa ressentida perde a confiança no amor, não investe em novos relacionamentos, fecha as portas para o perdão e tem visão muito negativa da vida. Mude de janela!
Abra a janela do coração para o perdão. Perdoar é expressar a arte de amar! O perdão e o amor se entrelaçam. A janela do perdão nos faz mais humanos, mais tolerantes,mais cheios de graça e beleza interior e abre para nós a janela do perdão de Deus. (Mt. 6:15)
A outra janela que precisa ser fechada é a do medo. Esta é terrível. Milhares de pessoas estão imóveis nesta janela. Somente veem os perigos, os obstáculos, as dificuldades. Na mente delas não existem sonhos, só pesadelos.
Conta-se que, numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Sempre que fazia prisioneiros, não os matava: levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa janela de ferro do outro, sobre a qual viam-se gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Nesta sala ele os fazia enfileirar-se em círculo e dizia-lhes, então: "Vocês podem escolher entre morrerem flechados por meus arqueiros ou saltarem por aquela janela e por mim serem lá trancados". Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros. Ao terminar a guerra, um soldado que por muito tempo servira ao rei dirigiu-se ao soberano:
-Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
-Diga, soldado.
-O que havia por detrás da assustadora janela?
-Vá e veja você mesmo.
O soldado, então, abre vagarosamente a janela e, à medida em que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente... e, finalmente, ele descobre, surpreso, que a janela se abria sobre um caminho que conduzia à LIBERDADE!!!
Quantas janelas deixamos de abrir pelo medo de arriscar? Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro, apenas por sentirmos medo de abrir a janela de nossos sonhos? Mude de janela!
Troque a janela do medo, pela da coragem, da ousadia, "porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder,de amor e de moderação." (2 Tm 1:7)
Contemple a vida, através da janela da coragem a qual proporciona uma visão de conquistas, desafios e vitórias. A mais uma janela que precisa ser fechada é a do passado.
Terrível é a vida dos que se fixam na janela do passado. Não veem nada em sua frente a não ser motivos para lamentar-se. Quem vive debruçado sobre o passado não consegue vislumbrar o futuro. São pessoas que vivem do passado, lastimando:
- Ah! Quando eu era criança, quando eu era solteiro! Ah! Se o tempo voltasse!
"Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim." Ec 7:10
Troquemos os 'por quês' da vida (visão do passado) para os 'para quês' (visão do futuro). Mude de janela! Mude para a janela da esperança. Ela nos faz sonhar com dias melhores. Nada pode ser triste quando se tem esperança! A esperança é a âncora da alma!
"Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes." (Rom 12:12)
Quem quer vencer na vida, precisa ter a reflexão no passado, os pés no presente e os olhos no futuro, e caminhar sempre nessa direção!...
Mude de janela! Você não está só.
O Deus da esperança está com você para que seja "rico de esperança".
Outra janela significa novos sonhos, novos começos, novos dias.
(Ivanildo Reis)