10 de ago. de 2011
Persistência & Vitória
"Quando perdemos de vista nossos objetivos e necessidades fundamentais, somos dominados pelo estresse, pela desorientação e apatia diante à vida. A sensação de "trabalhar muito para nada" e o esgotamento que dificulta a concentração e a produtividade são sintomas claros deste desvio comportamental.
Esta questão pode ser combatida definindo metas claras, que ofereçam sentido ao que estamos fazendo nos bons e maus momentos.
Na Logoterapia, do psicólogo Viktor Frankl, o norte é que se o indivíduo encontra um sentido para sua vida, é capaz de superar a maior parte das adversidades. O "pulo-do-gato" é não ficar preso ao passado, tentando achar respostas para o que passou, mas sim o que é possível fazer com o que temos aqui e agora.
O problema comum às pessoas insatisfeitas com a existência é que elas não pensam na vida que gostariam de viver. E a primeira condição para encontrar-se é saber com clareza onde se quer chegar.
Nietzsche destaca a importância de se buscar uma "razão de viver", pois, quando nossa vida se torna plena de sentido, como num passe de mágica os esforços já não são cansativos, e sim passos necessários para alcançar a meta estabelecida."
(Nietzsche)
Pense nisso, tenha um ótimo dia!