
LENDA DO ALECRIM
Dizem que quando a Sagrada Família fugiu para o Egito, com Maria levando em seus braços o menino Jesus, as flores do caminho iam-se abrindo, à medida que eles passavam por elas.
O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice . O alecrim sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar ao menino.
Cansada, Maria parou à beira do rio e enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas . Em seguida olhou em redor, procurando um lugar para estendê-las.
- O lírio quebrará com o peso e o lilás é alto demais.
Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao sol durante toda a manhã.
- Obrigada, gentil alecrim! disse Maria.
-Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordar a cor do manto que estou usando. E não são apenas flores que te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticas.
"Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão o aroma de Santidade e emanarão alegria."
