CHEGUE NA PAZ

9 de nov. de 2024



A arruda é uma planta que não gosta de carinhos, contatos, apenas sol pleno, é deixar em terra fértil e ela se vêm. É bem importante salientar, que a arruda é uma planta de um dono só. Não dá muito certo está história de cada um que chega tirar um galho, até porque, tem de se saber tirar. Esta planta tem o poder de absorver a nossa energia, e é justamente o excesso de contato, e por vezes um único toque, pra secar o pé pela raiz.

Dicas de como colher:
Utilize sempre uma tesourinha, jamais quebre galhos se utilizando apenas das mãos. Nunca se deve esquecer que a arruda absorve nossas energias! Antes de colher seus galhos, procure sempre um galinho mais seco... retirando este, coloque entre as mãos e esfregue bem entre as palmas. Desta forma você estará reciclando sua própria energia para entrar em contato direto com a planta. A planta ainda tem forte ligação com seus galhos, e através deles a planta sente tudo!
Ferver ervas frescas após a sua colheita pode resultar na morte da planta, portanto espere amornar a ponto de poder por a própria mão para poder macerar.
Escolha bem o local para o cultivo. O ideal é luz plena, pois o excesso de sombra e umidade, atraem parasitas como os pulgões. Além da luz, é importante lembrar que dificilmente a arruda se adapta a corredores, onde haverá a passagem de pessoas. Colocar um vaso em local de passagem por exemplo, é largar a planta à própria sorte. O vaso servirá como um pára-raios!
Como tirar mudas? Para retirar uma muda de sua arruda, é necessário procurar o galho mais baixo. Quando a planta é pequena, ela já vem justa com o pé. Algumas vem quase tocando o solo. Esta sim, deve ser retirada sem o uso da tesoura, apenas com a mão. Peça licença e quebre com cuidado justo ao caule.