CHEGUE NA PAZ

2 de jan. de 2023



Que eu encontre na vida uma razão qualquer pra sorrir, mas me permita chorar quando o coração apertar.

Que eu guarde com carinho os momentos de alegria e não leve na bagagem o que me arranhou a pele.

Que eu tome banho de chuva, de rio, de sol, de lua, assista ao pôr do sol, admire o céu prateado, coberto de estrelas.

Que eu olhe nos olhos quando falar, tenha paciência ao escutar, abrace como quem oferece abrigo.

Que eu abra a janela para saudar o dia e gaste tempo ouvindo as crianças.

Que eu comemore minhas "pequenas" conquistas, as grandes vitórias, mas entenda os ciclos da vida e as transformações do tempo.

Que eu tenha ouvidos bons para escutar corações, ouvir passarinhos ou as canções que a chuva faz.

Que eu tenha olhos bons para ver folhas caindo, enxurrada levando a flor, gotinhas sobre a roseira, fumaça do café fresco (recomeço de vida).

Que eu perca a hora numa conversa boa, escreva cartas, faça jardins.

Que eu aprenda a me olhar devagar, reconhecer meus erros, consertar o que for possível, reaprender a aprender, ter orgulho dos meus progressos.

Que eu perdoe os meus desacertos, mas me esforce para ser "melhor".

Que eu peça ajuda, sem me sentir impotente, peça desculpa, sem me sentir humilhada (o), mude de ideia no último minuto, trace outro plano, busque outro norte, sem me sentir inconstante.

Que eu coloque a minha melhor roupa para assistir ao movimento das nuvens no céu ou ao despencar de uma estrela cadente.

Que eu coloque os pés no chão, veja o balé das ondas, devolva estrelas ao mar.

Que essa vida seja larga (ainda que breve), que eu doe amor e me sinta viva (o), enquanto eu respirar.

-Eunice Ramos