"Há pessoas que esperam por um messias, um salvador, ou algum tipo de 'guia' para que haja uma mudança. Outras esperam por eventos exteriores de magnitude elevada. Em ambos os casos, o que existe é apenas fantasia mental.
⠀
Não existe um salvador senão aquele que vive em cada ser humano deste planeta. Somente nós podemos mudar o nosso mundo, assim como somente você pode mudar a si próprio.
⠀
O que vai mudar se algum salvador chegar amanhã?
- Você começará a amar a todas as pessoas do mundo?
- Você começará a amar aquelas que não são de sua mesma filosofia/religião?
- Você será feliz instantaneamente?
- Você deixará de julgar as ações de terceiros?
- Você aceitará todas as diferenças?
⠀
O mundo não vai se tornar magicamente belo, pacífico e cheio de felicidade num piscar de olhos. Nada pode mudar o mundo a não ser os seres que nele habitam. E ninguém pode fazer por nós aquilo que é de nossa responsabilidade.
⠀
Ninguém pode nos fazer AMAR uns aos outros, ninguém pode nos fazer deixar de nos importarmos com as diferenças, ninguém pode nos fazer felizes. Apenas nós temos esse poder.
⠀
As pessoas esperam por um salvador para acreditar numa mudança, porque pensam que não são capazes de mudar a si mesmas sem uma condição exterior. Inventam desculpas para não saírem da zona de conforto de suas fugas mentais.
⠀
A mudança só pode acontecer individualmente no coração de cada pessoa. Cabe a você aprender a amar outras pessoas, cabe a você aprender a aceitá-las como são, cabe a você encontrar a paz interior. Nada disso depende de outra pessoa senão de você.
⠀
Se você quer viver em mundo melhor, comece sendo uma pessoa melhor. Não espere por ninguém e por nada. Não espere por um mestre, um salvador ou uma 'nova era'.
Afinal de contas, o que te impede de começar a ser melhor agora?"
⠀
(Jiddu Krishnamurti)
