CHEGUE NA PAZ

14 de ago. de 2021



Amor é troca, reciprocidade, trabalho em conjunto. Se por um lado dói não ser amado por alguém, dói em dobro quanto se tenta amar por dois.

Uma relação de verdade só se sustenta quando há dois pilares que a seguram. Porque todo relacionamento se baseia na troca de afetos. Onde apenas uma pessoa que ama e se esforça não há relação, há apenas a perpetuação do sofrimento daquele que tenta plantar amor e colhe indiferença.

Mas, a pior falta de afeto não é a do outro, é a de si mesmo. É daquele que se auto-abandona, que aceita pouco por medo de ficar só, que esquece do próprio valor apenas para estar com alguém.

Chega um momento que a gente precisa parar de bater em portas que não se abrem, parar de insistir em caminhos que não levam a lugar nenhum, parar de esperar aquilo que nunca chega. Pois, onde não existe amor não faz sentido de permanecer.

Amor não se cobra, não se força, não se exige. Ou ele existe, ou não. E a gente sempre sabe quando não há afeto reservado para nós.

Por isso, é sempre justo e válido desistir. Desistir daquilo que queremos, mas não é bom para nós, desistir de expectativas que não se realizam, de ilusões que não condizem com a realidade, de pessoas que não fazem questão da nossa permanência.

Desistir de tudo isso nunca é uma perda, é sempre um ganho. O ganho do amor-próprio e de possibilidades reais e boas para nós.

Só encontra o amor aquele primeiro se ama e não aceita permanecer onde a reciprocidade não faz morada.

(Alexandro Gruber)