15 de nov. de 2019



A VIDA É IRÔNICA

É necessário a decepção 
para valorizar o amor.

É preciso existir a perda 
para valorizar o ganho.

É preciso a sombra 
para valorizar a luz.

É necessário a fome 
para valorizar o alimento.

É necessário tristeza 
para conhecer a felicidade.

É preciso ter fé 
para acreditar no céu.

É preciso não ter dinheiro para 
sentir a importância dele.

É necessário barulho 
para apreciar o silêncio.

É preciso o amargo 
para apreciar o doce.

É preciso a ausência para 
valorizar a presença.

É preciso a doença 
para valorizar a saúde.

É preciso existir o falso para 
valorizar o que é verdadeiro.

É preciso uma porta fechada 
para valorizar uma porta aberta.

É preciso existir o atraso para 
valorizar a pontualidade.

É preciso dizer 'não' para 
se valorizar o 'sim'.

É necessário a morte 
para valorizar a vida.

É necessário estar sujo 
para valorizar a limpeza.

Vamos valorizar e zelar o 
amor para evitar a decepção.

Vamos valorizar o ganho 
para não ter perdas.

Vamos valorizar a luz 
para não ter escuridão.

Vamos valorizar o alimento 
para evitar a fome.

Vamos vivenciar a felicidade 
para não cair na tristeza.

Vamos acreditar no céu 
e fortalecer a fé.

Vamos dar importância ao nosso dinheiro
para não deixar o mesmo faltar.

Vamos apreciar o silêncio 
para evitar o barulho.

Vamos apreciar o doce para 
evitar o que é ácido e amargo.

Vamos valorizar a presença dos amigos 
para não cair na ausência deles.

Vamos valorizar a saúde 
para não cair na doença.

Vamos valorizar o que é verdadeiro 
e evitar o que é falso.

Vamos valorizar uma porta aberta 
para não encontrar porta fechada.

Vamos valorizar a pontualidade para 
não gerar atraso nos compromissos.

Vamos valorizar o 'sim' 
para saber dizer 'não'.

Vamos valorizar a vida 
e respeitar a morte.

Vamos valorizar a limpeza para 
que a sujeira não marque presença.



(João Batista de Paula)