A VIDA É IRÔNICA
É necessário a decepção
para valorizar o amor.
É preciso existir a perda
para valorizar o ganho.
É preciso a sombra
para valorizar a luz.
É necessário a fome
para valorizar o alimento.
É necessário tristeza
para conhecer a felicidade.
É preciso ter fé
para acreditar no céu.
É preciso não ter dinheiro para
sentir a importância dele.
É necessário barulho
para apreciar o silêncio.
É preciso o amargo
para apreciar o doce.
É preciso a ausência para
valorizar a presença.
É preciso a doença
para valorizar a saúde.
É preciso existir o falso para
valorizar o que é verdadeiro.
É preciso uma porta fechada
para valorizar uma porta aberta.
É preciso existir o atraso para
valorizar a pontualidade.
É preciso dizer 'não' para
se valorizar o 'sim'.
É necessário a morte
para valorizar a vida.
É necessário estar sujo
para valorizar a limpeza.
Vamos valorizar e zelar o
amor para evitar a decepção.
Vamos valorizar o ganho
para não ter perdas.
Vamos valorizar a luz
para não ter escuridão.
Vamos valorizar o alimento
para evitar a fome.
Vamos vivenciar a felicidade
para não cair na tristeza.
Vamos acreditar no céu
e fortalecer a fé.
Vamos dar importância ao nosso dinheiro
para não deixar o mesmo faltar.
Vamos apreciar o silêncio
para evitar o barulho.
Vamos apreciar o doce para
evitar o que é ácido e amargo.
Vamos valorizar a presença dos amigos
para não cair na ausência deles.
Vamos valorizar a saúde
para não cair na doença.
Vamos valorizar o que é verdadeiro
e evitar o que é falso.
Vamos valorizar uma porta aberta
para não encontrar porta fechada.
Vamos valorizar a pontualidade para
não gerar atraso nos compromissos.
Vamos valorizar o 'sim'
para saber dizer 'não'.
Vamos valorizar a vida
e respeitar a morte.
Vamos valorizar a limpeza para
que a sujeira não marque presença.
(João Batista de Paula)
