
Então, quando você vê alguém de longe, ele ou ela é atrativo. À medida que você se aproxima, a atração se torna menor. Quando você se encontra, não é um encontro, mas um choque. E de repente você vê que a outra pessoa está vazia e sente que foi enganado, iludido, porque a outra pessoa não tem nada do que foi prometido. A mesma é a situação da outra pessoa em relação a você.
Todas as promessas fracassam e vocês se tornam um fardo um para o outro, uma miséria um para o outro, uma tristeza um para o outro, destrutivos um para o outro. Você se separa. Por algum tempo há alívio, mas a sua irrealidade interior não pode deixá-lo nesse estado por muito tempo; Em breve você estará procurando por outra mulher, outro homem e entrará na mesma armadilha. Somente os rostos são diferentes; a realidade interior é a mesma - vazia.
Se você realmente quer se livrar da miséria e do sofrimento, precisará entender - você não tem um eu. Então não será apenas um pequeno alívio, mas um tremendo alívio. E se você não tem um eu, a necessidade do outro desaparece. Era a necessidade do eu irreal continuar sendo nutrido pelo outro. Você não precisa do outro.
(Osho)