CHEGUE NA PAZ

19 de nov. de 2017



A REALIZAÇÃO INTERIOR

Por que queremos de qualquer maneira que os outros gostem de nós? Porque nós não gostamos de nós mesmos.


Por que desejamos tanto ser bem vistos pelos outros? Porque nós não temos uma visão positiva a nosso respeito.


Por que ansiamos demasiadamente pela aprovação alheia? Porque no fundo nós não nos aprovamos.


Por que desejamos que os outros nos elogiem? Porque não conseguimos ver coisas boas o suficiente em nós mesmos.
Por que desejamos de qualquer maneira sempre ajudar ou até salvar os outros? Por que não conseguimos ajudar e tampouco salvar a nós mesmos.


Por que almejamos ser sempre melhores do que os outros? Porque dentro de nós nos sentimos inferiores em relação a outras pessoas.


Por que muitas vezes cobiçamos a mulher ou o homem do próximo? Porque não estamos plenamente satisfeitos com nossos companheiros(as).


Por que sempre buscamos fora de nós algo para nos agradar, nos apoiar, nos realizar? Porque não conseguimos encontrar agrados, apoio e nem realização por nós e dentro de nós mesmos.


Por que insistimos tanto em viver apenas em função de alguém? Por que não conseguimos viver felizes com nossa própria vida, sendo o que somos.


Quanto mais uma pessoa necessita de coisas dadas pelos outros, seja carinho, atenção, amor, aprovação, elogios, boa imagem, felicidade, etc… menos ela pode estar feliz com seu próprio interior.


O sábio não vive pelo outro; não quer ser aceito pelo outro; não quer elogios do outro; não cobiça nada; não deseja ser melhor do que ninguém e nem precisa de nada para ser feliz. Ele apenas é feliz por ele mesmo… e pela vida essencial que flui em seu interior.


Quem fica buscando tudo nos outros… nada encontra dentro de si. Mas aquele que nada busca nos outros… tudo encontra dentro de si.


Esse é o verdadeiro sábio…
Essa é a pessoa realizada e feliz.

(Hugo Lapa)