NINGUÉM MUDA NINGUÉM
Para evitar as frustrações, é preciso aprender a aceitar as qualidades e defeitos dos outros e compreender que as pessoas só mudam por si só.
Não dá pra pegar um sapo e tentar vesti-lo de príncipe, o que quero dizer é que se você sonha com um homem romântico que mande flores e faça declarações de amor, não tente ou não se frustre em uma relação onde não há o romantismo.
As pessoas sempre dizem quem são e pra que vieram, um exemplo: um homem casado que procura um relacionamento extraconjugal vem com uma placa enorme dizendo que ele trai, e ai vem uma mulher e diz “mas, comigo será diferente”, isto é criamos expectativas demais em pessoas comuns que tem suas fraquezas. Precisamos aceitar ou rejeitar a limitação da outra pessoa. E mais ainda, precisamos entender que ninguém muda ninguém, as pessoas só mudam por si só e mesmo assim quando tem recursos para isso.
Vejam, quantos acidentes os noticiários mostram com motoristas embriagados, que o cigarro da câncer e que a gordura faz mal para o coração, mesmo assim alguém para de fazer essas coisas? Porque então temos a errada sensação de que nosso amor pode mudar tudo? Ou melhor, será que somos egoístas o suficiente para querer que a pessoa se torne exatamente aquilo que desejamos, realizando nossos desejos e suprindo nossas carências?
Proponho um exercício inverso, que a mudança se inicie em nós e não nos outros, o primeiro passo é o autoconhecimento, conhecer a si próprio, suas qualidades, seus defeitos, o que precisa ser reparado, e principalmente conhecer nosso valor e não aceitar menos do que merecemos.
Andreia Matiuci
Psicóloga —