Homem, o que fazes?
Basta à poluição!
Pesticidas? Não... Obrigado!
Transgênicos? Não os quero!
“A Terra não é herdada dos nossos antepassados,
nós pedimo-la emprestada para os nossos filhos."
(Saint-Exupéry)
Ela é bela, é a nossa casa. Foi ela que nos criou,
é a nossa vida. Mas ela traz um vírus
nas suas entranhas, que és tu, homem!
HOMEM! QUE FAZES TU À TERRA? Tiras tudo dela, do solo e do seu interior. Tu desperdiças. Tu poluis o ar, a água, os solos, tu destróis tudo! Tu contaminas!
HOMEM! QUE FAZES TU À TERRA? Ela torna-se um caixote de lixo. As florestas virgens transformam-se nos móveis dos que se julgam seus donos. Ou elas são sistematicamente substituídas por pastagens de gado para alimentar os países ricos. Ou os transgênicos biocarburantes, que decerto irão substituir o petróleo pouco a pouco. São precisos 232 kilos de milho para produzir 50 l de bioetanol e o necessário para encher um depósito de um só veículo. Ou fornecer as calorias necessárias à alimentação de uma criança durante um ano.
Bruxelas pondera com todo o à-vontade um retorno das farinhas animais muito menos dispendiosas nas manjedouras. Esta utilização massiva para encher o ventre glutão dos nossos veículos provoca assim as deflorestações. Só as florestas da Malásia e da Indonésia fazem destes dois países fornecedores de mais de 80% de óleo de palma. As próprias espécies vegetais desaparecem resultado destas deflorestações. A deflorestação da Amazônia brasileira – Isto coloca um problema real para a biodiversidade vegetal. A deflorestação vai limitar esta biodiversidade.
O homem é o primeiro animal que destrói o seu ambiente
e tudo o que vive à sua volta.
HOMEM! QUE FAZES TU À TERRA? O dióxido de carbono, juntamente com o vapor de água e o metanol, é o gás principal com efeito de estufa. Os transgênicos que aumentam o uso das pesticidas não resolvem nem a pobreza nem a fome no mundo. Os pesticidas envenenam os solos e as águas e prejudicam a nossa saúde. A água de superfície pode ser contaminada pela infiltração, escoamento e derramamento de pesticidas.
Abelha – Uma extinção em massa inquietante. A utilização de pesticidas e de transgênicos, e talvez as ondas, dizimam milhares de abelhas todos os anos. As abelhas asseguram a sobrevivência ou a evolução de mais de 80% das espécies vegetais no mundo. Sem abelhas não há polinização = desaparecimento de certas espécies vegetais = desaparecimento de certas espécies animais...
Cancros, malformações, problemas de infertilidade, neurológicos ou enfraquecimento das defesas imunitárias fazem parte das conseqüências na nossa saúde.
HOMEM! QUE FAZES TU? Metade dos 35.200 espécies animais e vegetais recenseadas na França está ameaçada de extinção.
SOCORRO! A NOSSA TERRA ESTÁ EM PERIGO!
É mais do que tempo para tomar consciência disso e AGIR.
FAUNA EM PERIGO* O derretimento das calotas polares... O urso branco está apontado como sendo no futuro uma das vítimas mais célebres do aquecimento climático mundial.
A MORTE DOS DESERTOS
Lento mas inexoravelmente os desertos esvaziam-se da sua fauna e flora diversas e específicas. Outra causa é a falta de regulamentação da caça. A gazela dama está em perigo crítico de extinção... E muitos outros...
E os oceanos que se esvaziam...
AINDA TEMOS TEMPO?
“Quando a última árvore for abatida, o último rio
envenenado, o último peixe capturado, será então
que vos apercebereis que o dinheiro não se come.”
(palavras de um indígena americano)
TODOS PELA PAZ!!!!
NÃO à todas as guerras,
qualquer que seja o ideal político
ou qualquer que seja o motivo religioso
que se invoquem para as justificar.