A vontade criativa do aspecto de Deus do Pai Divino, fundida em perfeita união com o amor eterno do aspecto de Deus da Mãe Divina, preenchem o universo com a alegria total e pura!
A maior descoberta de uma pessoa que pratica regularmente a meditação é que, um dia, a porta irá se abrir para esta fonte inesgotável de alegria. Neste dia, o buscador espiritual saberá, sem sombra de dúvida, que Deus se encontra, em silêncio, em todas as coisas e em toda a consciência. Somos parte desta Unidade Divina, e é através da alegria da consciência da alma que compreendemos esta conexão.
Lembre-se de que a consciência de sua alma é a sua consciência completa, interior. Sua consciência diária, por outro lado, está focada no mundo exterior com um propósito. O verdadeiro propósito é de modo que possamos encontrar o nosso caminho de volta para de onde viemos, ainda que estejamos espiritualmente “com os olhos vendados”, por assim dizer. O jogo da vida na Terra ocorre de modo que possamos experienciar a redescoberta desta alegre conexão com unidade da qual originalmente viemos.
Toda a felicidade no mundo se apaga, em comparação com a alegria suprema desta alegria interior. A alegria inspirada na alma é a felicidade permanente. Ela não tem início e nem fim, porque está sempre aí, assim como Deus está sempre aí, em todos e em cada um de nós.