CHEGUE NA PAZ

28 de jun. de 2014


SUBINDO A MONTANHA

Certo dia, um homem decidiu viajar uma grande distância na busca de um homem sábio. O povo local dizia que este homem era considerado um dos mais sábios de seu país. Finalmente saiu de sua casa, percorreu longas distâncias, até que finalmente chegou ao local indicado como a morada do sábio. Tratava-se de uma região de florestas, onde existia uma grande e bela montanha bem no centro. Assim que chegou, observou uma casinha simples de pedras. Numa cadeira estava sentado um homem que aparentava mais idade. O viajante resolveu abordar o homem, apresentando-se, e explicou o motivo de sua visita.

- Grande sábio… Viajei uma semana somente para falar contigo. Preciso de teu conselho. Tenho um objetivo em minha vida, desejo ser um comerciante muito bem sucedido, o melhor da região. Sei que, assim que conseguir cumprir este que considero a grande finalidade de minha existência, sentir-me-ei completo. Queria algumas palavras suas sobre o caminho que devo percorrer. O sábio olhou fixamente para o homem e disse:

- Estou observando você e sinto que terás bastante sucesso em tua empreitada.

O homem ficou felicíssimo após ouvir isso essas palavras do sábio. Havia muitas histórias do sábio como um homem que nunca havia errado uma previsão sequer. O homem regozijou-se da notícia e já estava pensando em se despedir, quando o sábio interveio.

- No entanto, antes de voltar, gostaria que fizesse uma coisa…
- O que pedir, assim o farei mestre! respondeu o homem.
- Então faça o seguinte, disse o sábio, peço que suba esta montanha até chegar ao ponto máximo que conseguir. Quando chegar lá em cima, terá uma excelente visão de perspectiva, e aguarde… pois um grande axioma lhe será revelado.

O homem não titubeou. Subiu rapidamente a montanha, passando por uma mata densa, animais peçonhentos e vários bloqueios no caminho. Assim que chegou ao ponto mais alto, estava bem cansado. Olhou tudo o que existia a sua volta… florestas, árvores, rios, nuvens, o sol começando a se pôr, aguardou um tempo, mas nada veio à sua mente sobre a grande verdade que o sábio havia lhe prometido. Esperou mais uma hora, pensando, meditando, mas nenhum insight parecia surgir. Então pensou consigo mesmo:

“Estou aqui no ponto mais alto da montanha, onde o sábio me disse que eu perceberia uma grande verdade, mas até agora nada ocorreu. Talvez aquele homem não fosse o sábio que todos mencionam, eu posso ter errado de lugar. Vou descer lá agora e ensinar-lhe uma lição caso ele não seja mesmo o sábio.”

Começou então a descer toda a montanha até chegar ao local exato em que o sábio se encontrava, e disse:

- Fiz o que me disseste e nada aconteceu. O que querias me ensinar?

O sábio respondeu:

- Chegaste aqui me pedindo um conselho a respeito do seu grande objetivo de vida. Revelaste que assim que atingisse tal meta, sentir-se-ia completo. Pois bem, o que fizeste assim que atingiste o topo da montanha?

- Fiquei um tempo lá em cima contemplando a bela paisagem e depois resolvi descer.

O sábio respondeu:

- Precisamente. Este é o axioma, uma profunda verdade da existência. Quando atingimos o cume de uma montanha, o único caminho possível é o da descida. O mesmo ocorre com aqueles que desejam chegar ao topo, serem os melhores, e se sentirem realizados com uma posição de superioridade, seja social ou qualquer outra. Chegarás ao ponto mais alto, mas não estarás satisfeito. Assim que atingires o pico do sucesso, o único caminho possível é o da descida. Por isso, jamais deves estabelecer um objetivo máximo para a tua existência, pois sempre há algo a se ascender. Aprende esta importante lição em tua vida.

(Hugo Lapa)