Um velho índio sábio vê em sua aldeia uma discussão e estando perto de um fogo aceso chama os dois para uma conversa.
Ele diz:
- Meus filhos vocês estão vendo o fogo aceso e queimando, o que deve fazer neste fogo? Colocar mais lenha para que ele aumente ou jogar água para que se apague?
Eles respondem:
- Mais lenha mestre, vamos buscar para o Senhor se aquecer.
O índio responde:
- Errado meus filhos, busque água e derrame neste fogo.
Eles intrigados respondem:
- Não entendemos mestre, por que água?
Ele sábiamente explica:
- Pois a água jogada é a paz sendo derramada desfazendo o fogo das más energias, sendo assim, quando o fogo da contenda aumenta com o ódio e a mágoa, queima e fere corações, então sempre andais com uma porção de água da paz, assim o fogo mal se desfaz e renasce das cinzas um puro de amor!