CHEGUE NA PAZ

15 de abr. de 2013

OS CINCO TIPOS DE ORAÇÃO

Quais são os cinco principais tipos de se fazer uma prece?

1) Súplica.

2) Confissão.

3) Intercessão.

4) Gratidão.

5) Comunhão.

1) A súplica é uma das formas mais simples de oração, dirigida por pessoas comuns, mais interessadas na concretização de seus desejos. Súplica é quando se pede algo para si mesmo, seja um bem material, seja uma melhora na condição econômica, seja um emprego, a cura de uma doença, a liberação da dor e do sofrimento, dentre outros objetivos pessoais. A angústia, a dor, a tristeza e o sofrimento são as maiores causas da opção por esse tipo de oração.

2) A confissão é um oração onde admitimos nossos erros, faltas e pecados diante do divino. Aceitamos nossas faltas e estamos prontos a demonstrar nosso arrependimento. Nesse tipo, há uma consciência de que temos limites. Porém, muitas vezes, a confissão está vinculada a crenças morais tal como instituída por uma religião ou credo; não se trata necessariamente de um arrependimento verdadeiro, mas de uma aceitação de que se violou uma regra religiosa instituída. Nesse caso, há uma certa preocupação de que, caso não admitamos nosso erro, haja uma punição divina pela nossa fraqueza. Outras vezes, a oração de confissão se apresenta como uma consciência verdadeira de que nos enganamos e há uma preocupação autêntica em reparar o dano cometido.

3) A intercessão é uma oração onde fazemos um pedido que visa beneficiar outras pessoas, isto é, que o poder supremo vá interceder em favor de alguém que pode estar necessitando. Quando Jesus, preso à cruz, proferiu a famosa frase: “Pai, perdoe-os, pois eles não sabem o que fazem”, realizou uma poderosa oração de intercessão. A intercessão é uma forma mais elevada de oração em relação as duas primeiras, pois indica uma preocupação com o outro, e não apenas um interesse em proveito próprio. É necessário, porém, respeitar o livre arbítrio do outro: muitas pessoas não querem a nossa ajuda, e a intercessão pode pressupor que acreditamos saber melhor do que o outro o que é bom para ele. Como exemplo, uma mãe pode realizar uma oração de intercessão para o filho pedindo que ele entre numa faculdade de Direito, pois é uma atividade mais lucrativa do que Educação Física, que é o desejo do filho. Mas quando a oração de intercessão é desinteressada, e solicita apenas o que for melhor para aquele indivíduo, então ela será muito mais proveitosa.

4) A oração de gratidão é uma das mais elevadas, pois tem como objetivo agradecer a todos os pontos positivos de nossa vida. Nesse sentido, há uma exaltação e valorização das coisas boas que já possuímos e conquistamos. Os melhores indivíduos são aqueles que valorizam o que já possuem de bom, ao invés de ficar lamentando e reclamando o que lhes falta. A pessoa que profere oraçãos de gratidão tem mais possibilidade de ser feliz do que aquela que não o faz e só pede mais coisas. É essencial saber reconhecer o que nossa vida tem de bom, pois só assim podemos receber mais. Quem está satisfeito com aquilo que tem naturalmente pede menos, pois sente que não precisa de muitas coisas para ser feliz, não tem tantas necessidades como a maioria das pessoas. Quem tem menos necessidades, certamente, é uma pessoa mais feliz. De qualquer forma, a gratidão não deve ser demonstrada apenas numa oração formal, mas principalmente nos atos mais simples e cotidianos de um indivíduo. Grande parte da nossa infelicidade vem da incapacidade de agradecer a eterna providência e graça da vida.

5) A comunhão é a mais elevada, pois louva a sublimidade de Deus e a pessoa encontra-se plenamente satisfeita em comungar com a fonte de toda a vida. Aqueles que realizam periodicamente a oração de comunhão adquirem um domínio ou maestria do próprio ser, e dispensa naturalmente a necessidade dos outros tipos de oração. A oração de comunhão nos conecta com o divino mais diretamente e nos faz sentir a sua presença dentro de nós.

Então a oração de súplica é menos recomendada?

Não condenamos a oração de súplica, ela tem a sua função, mas é preferível orar de outras formas que não a súplica. Melhor do que a oração de súplica é a oração em que pedimos ao Deus de nosso coração e do nosso nível de consciência que seja feita a vontade dele e que esta se torne mais clara para nós. “Senhor, que a tua vontade seja soberana e que ela seja concretizada em minha vida. Que o Senhor possa clarear minha consciência dentro da percepção do que é melhor para mim e para o desenvolvimento de minha alma, e não para aquilo que meu ego ou meu eu inferior desejam”. A melhor oração de súplica é a realizada nestes termos.

(Hugo Lapa)