Um velho sábio certa vez explicava para um jovem aprendiz sobre a arte da colheita e dizia:
"Muitas pessoas se machucam na vida porque querem, existe uma ordem natural da colheita.
Quem semeia distância, colherá a solidão.
Quem semeia inconstância, nunca colherá a paz.
Quem semeia exposição, colherá cachos de inveja.
Quem semeia ingratidão, colherá favos de “não”."
Disse mais ao aprendiz:
"O segredo da colheita não está que se planta isso pouco importa.
E o jovem mais do que depressa pergunta:
Como assim? Então onde está o segredo mestre?
O ancião responde:
Filho, o segredo está na fase de regar o que se plantou, o problema não é plantar errado, mas sim alimentar e semente errada. Na vida, por causa da nossa natureza humana deixamos cair um monte de sementes que não deveríamos isso não podemos mudar, mas o que vamos regar, sim.
Cultive o amor, o carinho, a amizade e verdade e tenho certeza que lhe dará bons frutos. O resto morrerá pelo caminho."
(Cleyton Martins Ribeiro)