1 de ago. de 2021



Espiritualidade e religião

Muitas pessoas conseguem identificar a diferença que existe entre espiritualidade e religião. Essas pessoas compreendem que ter uma sistema de crenças não torna ninguém espiritualizado.

Entenda se que um sistema de crenças é um conjunto de pensamentos que são entendidos como verdade absoluta.

Na verdade, quanto mais uma pessoa faz de seus pensamentos (crenças) sua identidade mais distante ela fica da dimensão espiritual que existe dentro dela. A espiritualidade (Deus), a consciência universal esta dentro de nós, cada um de nós é o verdadeiro templo de Deus.

Para muitas pessoas religiosas a verdade equivale ao pensamento e ficam presas neste nível, ficam completamente identificadas com o pensamento(mente) considerando-se detentores da verdade, tentativa inconsciente de proteger a própria identidade.

Ela não consegue compreender que os pensamentos são limitados. Aos olhos desta pessoa qualquer outra que pense de modo diferente está errada.

Podemos fazer uma retrospectiva a um passado não muito distante, isto é, pensar diferente, serviria de justificativa para matar a outra pessoa, e ainda,nos dias de hoje, acontece.

Aqui no ocidente, terra das culturas mais controladas pela mente egoica, onde a Igreja cristã detinha uma franquia virtual da espiritualidade, onde ninguém podia falar em público ou publicar um livro sobre este tema sem autorização da igreja,caso contrário seria silenciado.

Muitas das igrejas, seitas, determinados cultos ou movimentos religiosos, são na sua essência, entidades egoicas coletivas, uma vez que se identificam rigidamente com suas convicções mentais. Assim também na política, é o que faz os adeptos a qualquer ideologia.

A boa notícia é que o ego está destinado a se dissolver, e todas as suas estruturas rígidas irão se desintegrar de dentro para fora, as mais inflexíveis serão as primeiras a desmoronaram, e então poderão compreender que a espiritualidade não está relacionada com aquilo que acreditam, mas sim com seu estado de consciência.