O apego nada mais é do que medo. Medo de perder o que lhe é conhecido, o que você já tem de afeto, o que você considera parte de si. Dedicação constante e excessiva.
Vivemos com medo de sermos roubados, deixados de lado, demitidos, traídos, substituídos. De perder nossa família, amigos e amores, nosso dinheiro, emprego, bens.
Tudo o que nos rodeia vira parte de nós, e acreditamos não ser possível mais existir sem aquilo.
O que você gosta, se transforma em um pedaço de você. Caso o perca, ficará parcialmente perdido.
Alimentamos uma falsa ideia de que aquilo que tocamos nos pertence, nos move, e isso traz dolorosas angústias. Esquecemos que já somos completos.
Tentar proteger a qualquer custo o que te cerca, trará uma enorme sensação de cansaço e desgaste. É preciso ter coragem para entender que também precisará de solitude e liberdade.
Novas oportunidades, novos momentos, novos planos. O medo nos orienta, mas também nos paralisa. Desapego é ausência de medo= Liberdade.
(Amanda Fitas)
