30 de abr. de 2020


A INCRÍVEL HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA 
DA SAÚDE QUE CESSOU A PESTE MORTAL.

No meio de uma onda de peste que assolava a população, como hoje acontece com o coronavírus (Covid-19), surgiu a origem da devoção a Nossa Senhora da Saúde. Porém, se tratava de uma peste muito mais terrível e mortal do que a que estamos vivenciando e foi necessário a intervenção de Nossa Senhora, depois intitulada como Nossa Senhora da Saúde no auxílio do término da peste. Isto se registrou na Idade Média.

Era durante o tempo da peste negra, na Europa, onde acredita-se que tenha matado entre 30% a 60% da população. No total, a praga pode ter reduzido a população mundial de 475 milhões para cerca de 360 milhões no século XIV. Segundo os relatos, em 1599, aconteceu uma epidemia de peste sobre a população de Sacavém, Portugal.

A peste assolou todo o continente europeu mas, principalmente, Portugal. O ano de 1569 foi o pior de todos. Os hospitais estavam lotados, não havia onde colocar tantos doentes, muitas pessoas já haviam morrido. O Rei de Portugal, Dom Sebastião, sem mais recursos, pediu ajuda para a Espanha mandar seus médicos e remédios para o socorro.

Com tamanho do impacto, o número de mortos foi tão grande que não havia onde sepultar. O cemitério próximo da Igreja Nossa Senhora da Vitória não foi suficiente, sendo assim, resolveram enterrar as vítimas nas proximidades.

Ao sepultar seus mortos, no que abriram a primeira vala perto da igreja de Nossa Senhora da Vitória, os coveiros se depararam com uma imagem de Nossa Senhora. 

O povo, desesperado pela letalidade da doença, logo se reuniu com grande amor e veneração junto àquela imagem encontrada. Acreditaram, de imediato, que seria um sinal de Nossa Senhora.

Logo decidiram fazer uma procissão em honra à Mãe de Deus, na intenção de pedir a proteção Dela. Ao final da procissão, a peste foi cessando. A imagem de Nossa Senhora descoberta na vala passou a ser aclamada Nossa Senhora da Saúde porque restabelecia a saúde aos doentes, vítimas da peste negra.

Em um mundo de dor, de tantas enfermidades, nos desesperamos, a ponto de ficarmos sem saída como estamos passando agora com o Covid-19. Dessa maneira, podemos perceber a nossa limitação e recorremos a Deus, muitas vezes, através da Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Maria está sempre presente para assistir seus filhos que sofrem, cada qual com seu motivo: uns com doenças corporais, outros com doenças espirituais. Assistir os enfermos é característica visível em Maria.

Seu Divino Filho Jesus caminhou por muitos lugares fazendo o bem, curando os enfermos, operando milagres. Maria cuidou de Jesus e também foi cuidada por Ele e por São José. Foi cuidada também por São João Evangelista e, hoje, Ela cuida de todos nós, de nossas enfermidades. Por isso, Ela com sua misericórdia restabeleceu a saúde aos seus filhos na peste negra.

A população, então, escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande epidemia, e, com uma grande procissão, escolheram o nome de "Nossa Senhora da Saúde" para agradecer a ajuda de Maria Santíssima. A partir de 1570, comemora no dia 20 de abril, em Portugal, o dia em honra a Nossa Senhora da Saúde. 

Porém, o dia da celebração ocorre em diversas datas de acordo com a localidade. A Festa Litúrgica é no dia 8 de setembro, mas na Itália, por exemplo, a festa é celebrada no dia 21 de novembro. No Brasil, no município de Boa Saúde-RN, a Festa de Nossa Senhora da Saúde é realizada entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro, reunindo milhares de pessoas principalmente no último dia. 

Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós, também, pelo fim da pandemia do coronavírus!

Fonte: nossasenhoradasaude.org