
*Psicólogo não dá conselhos.
Por quê? Simplesmente porque conselho é baseado, geralmente, na própria experiência, e não necessariamente servirá para vocês. O conselho pode ser um tanto leviano, não levando em conta aspectos de extrema importância para a vida daquele indivíduo. "Se eu fosse você..." mas não é! Então, não é válido. Simples assim.
*O Psicólogo orienta.
É como um guia para o caminho que será seguido. E leva em conta toda sua história, seu estado emocional, técnicas que podem e devem ser usadas. E o mais importante: quem decide é você!
O Psicólogo estará com você nesse caminho e provavelmente fará questionamentos sobre o que levou você a essa escolha, mas não dirá o que "ele acha melhor".