23 de ago. de 2018

Imagem relacionada

Todo mundo tem a liberdade de escolher seu círculo de amizades, mas isso nem sempre significa que todos os nossos amigos nos fazem bem.

Parentes, colegas de trabalho, companheiros da escola ou faculdade, vizinhos e afins, entram na nossa vida quer a gente queira ou não, quer a gente “abra as portas” do nosso coração para eles ou não. Essa é a classe de pessoas com a qual somos obrigadas a conviver.

Mas amigos são aqueles que escolhemos trazer para perto de nós por uma série de fatores: afinidade, admiração, amor ou algum tipo de sentimento. E é aí, pela porta dos sentimentos, que muitas amizades tóxicas entram na nossa vida e, em vez de nos fazerem bem, fazem mal.

Talvez você goste tanto daquela amiga (que um dia lhe fez muito bem), que não perceba que, hoje, ela já não faz tanto bem assim. Talvez você esteja tão acostumada a uma determinada amizade, que não consiga enxergar que aquela pessoa não é mais a mesma. Os sentimentos, infelizmente, têm o poder de anestesiar a razão e nos cegar diante de situações que, às vezes, são até óbvias.

As amizades tóxicas não entram com tudo na nossa vida, mas sim, sutilmente, como uma pessoa que quer “apenas ajudar”, que está falando “para o seu bem” e que não quer “ver você sofrer”. Elas jamais se apresentam como alguém nocivo, invejoso, controlador, mas vão agindo de forma nociva, invejosa e controladora, conforme nós mesmas damos abertura para que façam isso.

A Bíblia diz o seguinte, em Romanos 6:16:
“…sois servos daquele a quem obedeceis…”.

Ou seja, as pessoas só fazem conosco aquilo que permitimos que elas façam. Se tem alguém controlando a sua vida é porque você escolheu obedecê-la. Forte, né? Mas é verdade: você deu abertura por ter obedecido, em algum momento, a essa(s) pessoa(s) que está(ão) intoxicando a sua vida hoje.

Mas da mesma forma que você abriu essa porta, você também tem o poder de fechá-la

Quando você anda com pessoas tóxicas, sem perceber, intoxica sua mente e acaba pensando, falando e até agindo como elas. Há pessoas com quem você vai ser obrigada a conviver, mas mesmo assim, você não é obrigada a ser amiga delas ou andar segundo a vontade delas.

Você é inteligente e, por isso, é capaz de trilhar seu próprio caminho sem precisar de alguém que controle a sua vida.