17 de jun. de 2014

 
A DOR QUE INVADE A ALMA

Para aquelas pessoas que não entendem a fibromialgia... Eu não sou tão afortunada como você, tenho a predisposição de sofrer de dores crônicas, fadiga e problemas de concentração. Fui diagnosticada com fibromialgia, depois de meses, anos, ou talvez décadas de problemas físicos e emocionais. E por não saber de minha enfermidade, me chamas de preguiçosa, mimada, ou simplesmente de ridícula e diz que finjo estar enferma para não trabalhar. Deixaste-me de lado, sozinha. Se tiver tempo para ler isto, mostrarei a diferença entre você e eu.

MINHA DOR NÃO É SUA DOR:

Não posso trabalhar como você, porque meu corpo se cansa mais do que o normal, e o meu cérebro é incapaz de se concentrar. Não é dor que se manifeste em só uma parte do meu corpo. Não é causado por uma inflamação. E tomar remédios para artrites não me ajuda. Minha dor é produzida porque os sinais chegam ao meu cérebro de forma errada, devido a um problema no sistema nervoso. Isto não é muito compreendido, porém é REAL.

FADIGA

Não só me sinto cansada, estou exausta. Eu queria ter atividade física e mental porém NÃO posso. Por favor, não tome como algo pessoal, se me vir fazer compras, e eu disser que não posso ajudá-la hoje, e se ligar para mim e eu não responder a suas chamadas, entenda que não é porque não queira. Estou pagando o preço por forçar meus músculos e meu cérebro ALÉM de minha capacidade.

MEUS PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO

Talvez não recorde seu nome, porém sempre recordarei seu rosto. Talvez não lembre o que prometi fazer por você, embora tenha dito uns minutos antes. Não fique triste se não me lembro do seu aniversário, ou uma data importante, ou se às vezes não te escuto... minha mente está esgotada e há dias em que me esqueço de tudo. Meu problema não tem a ver com a idade, não tenho Alzheimer, esta falta de concentração está relacionada ao distúrbio do sono.

 
SOU DESAJEITADA

Se piso nos seu pés, tropeço em suas coisas, ou se caem das minhas mãos... Se estás atrás de mim em uma escada e desço muito lentamente... Por favor tenha paciência não tenho mais o controle sobre meus músculos.


MINHA SENSIBILIDADE

Não posso ficar em nenhum lugar. Incomoda-me a luz, o barulho, o cheiro a multidão. Esta enfermidade é definida como uma desordem que agrava tudo.

MINHA INTOLERÂNCIA

Não aguento o calor ou a umidade. Tão pouco o frio. Meu termostato interno está quebrado.


MINHA DEPRESSÃO

Há dias em que prefiro ficar em casa deitada na cama ou morrer. A dor severa pode causar depressão. Devido ao mal estar contínuo se produz uma reclusão social que leva ao abandono pelas pessoas que não entendem sua enfermidade. Em uma situação assim é que se descobre quem se importa com você de verdade. Isto te faz perceber que há menos pessoas do que você pensava, então, te sentes só, porque provoca mudanças emocionais bastante severas. Há casos de morte de pessoas com fibromialgia, por não conseguir suportar mais a situação. Seu “sincero” interesse pode me tirar do abismo.


MEU STRESS

Se tenho que deixar de trabalhar ou delegar minhas responsabilidades em casa, não é por preguiça. Se necessito de constante tranquilidade e não estar submetida a nenhuma situação tensa ou agonizante não é por comodidade. Este stress diário pode piorar os meus sintomas e incapacitar-me completamente.


MEU PESO

Posso estar com excesso de peso e em poucas semanas posso estar magra e vice e versa, porém isto não depende de mim. Seu corpo não é meu corpo, meu apetite não está afetado.


MEUS DIAS BONS

Se me vir sorrir, não pense que me sinto bem. Sofro de dor crônica e fadiga física e mental que não têm cura. Posso ter uns dias bons algumas vezes em semanas, é o que me permite seguir adiante e poder desfrutar deles enquanto posso. Espero que isto te ajude a entender e a não julgar as pessoas que por infelicidade desenvolveram este mal, e se ainda tens dúvidas sobre esta doença, e se interessas em saber mais, tem muitos livros e artigos sobre FIBROMIALGIA.