4 de out. de 2013


04 DE OUTUBRO É O DIA DE S. FRANCISCO

O Amor Segundo Francisco:


"Ama os que te causam desgosto, nada mais desejando deles além do que te der o Senhor.

Ama-os como são, sem desejar, para teu proveito, que sejam cristãos melhores... Que nenhum irmão, ainda que tenha pecado a mais não poder, saia de tua presença, depois de ver os teus olhos, sem obter perdão, se de ti o tiver solicitado.

E se, depois disso, ainda mil vezes ele se apresentar diante de ti, ama-o mais do que a mim, a fim de conduzi-lo ao Senhor."

(Francisco de Assis)


"Irmão Leão, qual a diferença entre Deus e o Amor? São duas faces de uma mesma substância. O Amor transforma os cemitérios em jardins. A vestidura do amor é o silêncio. Nas harpas de ouro não há tanta melodia, nem nas artérias da primavera tanta vida, nem no amanhecer tanto esplendor como no seio do Amor.

Quando o povo se acalmou, São Francisco agitou os braços, gritando: Amor, Amor, Amor. Queimem, nas brasas do Amor, as suas rivalidades e egoísmos. Santo Amor, asa de proteção, ninho de vida, forma de felicidade, abrigo dos pequenos, cadeia imortal, guarda da paz, sombra fresca, mãe eterna, criança adormecida, mar inesgotável, música sem palavras, melodia imortal...

Francisco estava como que embriagado. Continuou: Amem-se uns aos outros. Amem seus inimigos. Amem as pedras, as árvores, os pássaros, os peixes, as rãs... Amem as moscas, os sapos, as aranhas, os morcegos, as corujas... Amem as cobras, que elas não os morderão.

Amem os lobos e não os devorarão. Amem seus inimigos e se tornarão crianças bondosas. Levantem a bandeira do Amor e as rivalidade irão desaparecer, as guerras desaparecerão e se extinguirão as invejas e as ofensas. Deus é Amor. O Amor é mais forte que a morte. Levem amor onde houver ódio. Onde houver ofensa, levem perdão. Onde houver discórdia, união.

O cordeiro vai descansa junto ao lobo. Gaviões e rouxinóis cantarão a uma só voz. As espadas vão ser transformadas em arados; os soldados em semeadores; os campos de batalha em trigais; não haverá fronteiras nem pátrias para dividir irmãos contra irmãos, a paz cobrirá a terra inteira e Deus será tudo em todos."

(Trecho do livro "O Irmão de Assis")
http://fratellosolesorellaluna.blogspot.pt/