Assim como muitos legumes, o feijão branco não pode ser consumido cru, por conter altos níveis de cianeto, substância que faz parte do mecanismo de defesa da planta. Este tipo de feijão deve ser bem cozido com a panela destampada para deixar o veneno escapar e jogar fora a água do cozimento.
Se preparado de maneira incorreta, o peixe fugu libera uma neurotoxina fatal. A iguaria japonesa concentra o veneno na pele, fígado e ovários. Para preparar legalmente um prato de sashimi de fugu, como o da foto, os chefs recebem treinamento especializado de três anos, já que não existe antídoto contra o veneno.
O óleo da mamona pode trazer muitos benefícios à saúde, mas tome cuidado para não comer as sementes. Se mastigadas e engolidas, liberam ricina, um dos venenos mais tóxicos conhecidos pelo homem.
Assim como o feijão branco, as amêndoas amargas também contêm cianeto, veneno que pode ser fatal. Mas não se preocupe, elas são diferentes das doces. O óleo de amêndoas, ótimo para hidratar a pele é extraído deste tipo de amêndoas, mas, felizmente, não pode ser usado como arma do crime.
Assim como as amêndoas amargas, a mandioca também contém o cianeto. Quando é encharcada e seca de maneira correta, não oferece riscos.
O ruibarbo pode dar um toque diferente em uma torta, mas evite as folhas do talo. Elas contêm ácido oxálico, um composto químico encontrado em água sanitária e produtos anti-ferrugem. Comer as folhas pode dar a sensação de queimação na boca e na garganta, náuseas, vômitos, dores de estômago, convulsões e até a morte.
As folhas e os caules de tomates e batatas da família das solanáceas, contêm uma substância tóxica chamada solanina. As batatas têm uma concentração muito mais alta do que os tomates, principalmente na fase do amadurecimento. Para se envenenar, uma pessoa de 100 kg tem que comer mais de meio quilo de batatas completamente verdes. Os sintomas do envenenamento são salivação excessiva, diarreia, pressão arterial reduzida e até parada cardíaca.
Nenhuma lista de alimentos venenosos estaria completa sem a menção dos cogumelos da espécie Amanita Phalloides e os Amanita Ocreata. Ambos são responsáveis por muito envenenamentos, já que é difícil diferenciar quais cogumelos são bons.
e como complemento leia também: