12 de set. de 2012

Viva como as Flores

                                                                   

Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes. 
Sinto ódio das que são mentirosas 
e ainda sofro com as que caluniam.
Pois viva como as flores, advertiu o mestre.
Como é viver como as flores? - Perguntou o discípulo.
Repare nestas flores, continuou o mestre, 
apontando lírios que cresciam no jardim. 
Elas nascem no esterco, entretanto, 
são puras e perfumadas.
Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil 
e saudável, mas não permitem que o azedume da terra 
manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, 
mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus.
Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora.
Isso é viver como as flores.