O momento atual tem sido um fator de preocupação para uma parte da humanidade, que não vê nada de importante nas meras coisas mundanas. Por observarem atentamente o trabalho da natureza, os fenômenos caóticos em todos os aspectos da vida no planeta; surge-lhes então a questão: O que eu posso fazer para ajudar nesta importante fase de transição?
Humanamente falando, coisas superficiais como recursos materiais, vagas crenças piedosas não bastam, é necessário por de lado todos os caprichos da personalidade para buscar o que no âmago do ser, se caracteriza como “consciência”.
Viver consciente é uma realidade, cuja natureza tem ligação direta com padrões Divinos, herdados da Onisciência paterna de Deus e ancorados no DNA da Criação. Essa realidade induz o ser a viver muito mais pela intuição, do que pela superficial vida externa, a ser um indivíduo voltado ao auxílio, a realizar trabalhos de alto valor espiritual e agir em consonância com as Leis Universais.
Quando se busca uma vida transcendente, há um crescimento de ideias em relação a própria natureza, que eleva a consciência as alturas do progresso e a permanecer na plenitude de si mesma. Uma autêntica serenidade se revela através de atos, palavras e ações que se dão no melhor de si mesmo. É um perfeito viver, a expressão da retidão, a luz da verdade derramando sobre as circunstâncias da vida, a fluente sabedoria da alma.
Muitos provavelmente ainda não alcançaram tais patamares, pois esse modo de viver, ainda não é percebido como fundamento de existência. A estreiteza do pensamento do homem, limita a percepção desses iluminados predicados, fixando-o nos patamares do ceticismo.
Porquanto, a vida física é constituída de provas e expiações, que são coordenados pela lei do Karma e não é fácil estabelecer um bom nível de consciência, quando se vive infortúnios e dificuldades. Isso torna para o homem, que não conhece o verdadeiro significado de se estar encarnado, o processo da evolução parecer algo contraditório e a vida no plano físico, uma verdadeira casualidade.
Mas é preciso libertar-se de todas as condições, que impedem a alma de alcançar a Luz. Superar obstáculos é imprescindível na jornada evolutiva e cada ação, deve ser coordenada impreterivelmente pelo mestre que habita cada interior. A todo instante o ser está sendo chamado para novos desafios. São nesses trilhos que se move a evolução. A alegria e a dor se fundem para erguer a estrutura da experiência, o tempo forma as bases do presente, fazendo surgir a luz da esperança, que ilumina caminhos e tece metas a serem atingidas em um futuro próximo, uma consciência desperta...
Assim, ninguém pode despertar espiritualmente sem enfrentar adversidades e vencer obstáculos. O plano físico prepara-se para dar mais um salto em sua escalada ascensional, em direção a dimensões mais sutis. Levará consigo almas despertas ao longo de sua trajetória, mas também, aguarda o “sim” de muitas que ainda se encontram na dúvida de sua própria natureza. Todavia, não haverá imposições, pois as Leis Divinas jamais interferem no livre-arbítrio. O ser sempre foi e será eternamente livre, mas se não conhece nem a si próprio, não poderá reconhecer o chamado do Alto e no momento crucial, completamente alheio as profundezas de sua consciência, em plena subjetividade e indeciso, escutará a voz de sua superficial constituição humana lhe indagando: “O que fazer agora?”.
EFRAIM – Consciência responsável na divulgação do Centro Espiritual Intraterreno de DAVHANA – Serra da Jureia – Itatins
Canal: José R. Gomes