TITANIC
Nacionalidade: Britânica
Armador: White Star Line
Construtor: Harland and Wolff Yards (Belfast)
Início construção: 31 de março de 1909
Lançado ao mar: 31 de maio de 1911
Viagem inaugural: 10 de abril de 1912
Peso: 46.329 t
Comprimento: 269 m
Largura: 28.2 m
Potência: 29 caldeiras “Huge", 2 motores alternativos com 4 cilindros
(três velocidades) e 1 turbina Parsons de baixa pressão.
Propulsão: 2 hélices laterais de
3 lâminas e uma hélice central de 4 lâminas.
Velocidade Máxima: 25 Nós
A companhia de navegação White Star foi fundada em 1850, com a sua frota composta por navios que transportavam o ouro das minas australianas.
Em 1902, a Companhia International Mercantile Marine, com financiamento norte americano, organizada por J. Pierpont Morgan, compra a White Star
por cerca de US $ 25 milhões em ouro, e esta passa a ser controlada por interesses norte americanos. Os navios porém continuam carregando a bandeira e a tripulação inglesa.
Em 1904 Bruce J. lsmay, de 41 anos assumiu a presidência e a gestão administrativa da empresa, com o pleno apoio de Morgan.
Por sua vez William J. Pirri, presidente da Harland & Wolff estaleiros, torna-se diretor da Marinha Mercante.
Em 1907, em uma festa realizada na mansão de William J. Pirri no Canadá, Bruce lsmay propõe a construção de 2 grandes navios (posteriormente acrescentando um 3º) para concorrer com o luxo, o tamanho e a velocidade dos navios das empresas rivais, especialmente a Cunard, que nesse ano tinha lançado os transatlânticos Lusitânia e Mauritânia (*) ambos com
30.396 toneladas, 232 metros, e velocidade de 26.4 nós.
(*) Estes dois navios foram construídos com subsídio governamental de 2,5 milhões de libras esterlinas, na condição de permanecerem em propriedade britânica e estarem disponíveis ao país em caso de guerra...
O plano foi aprovado em Belfast em 29 de julho de 1908 por Bruce Ismay e
os diretores da White Star. O projeto apresenta a mais moderna arquitetura naval, incluindo a divisão do casco em uma série de compartimentos tanques, atuantes na estabilidade e equilíbrio do navio.
Ele comporta um enorme espaço para a ocupação das caldeiras e motores, e contém uma 4ª chaminé, falsa, que não está relacionada com as caldeiras, a sua função era apenas a de aumentar o prestígio e a estética do barco...
Em 31 de julho de 1908 foi assinado o contrato para a construção dos navios Olypmpic, Titanic e um 3º navio, o Britannic, nos estaleiros navais de Belfast.
O Titanic terá 267 metros de comprimento, 28 de largura e 30 metros de altura do nível da água. O custo total de cada navio será 1.500.000 libras,
ou seja, cerca de 7.500.000 dólares.
Este número é impressionante para a época, considerando-se que um operador do estaleiro ganhava 2 libras por semana, ou 96 libras por ano. Edward J. Smith, capitão do Titanic, tinha o maior salário da época, £ 1000
por ano.
As decisões finais sobre a concepção, os equipamentos e o mobiliário, dependiam de J. Bruce Ismay.
Em 31 de maio de 1908 tem início a construção do Titanic, no estaleiro Harland & Wolff. Antes de iniciar a construção dos navios Olympic e Titanic,
foi necessária a construção de duas grandes estruturas no estaleiro.
Para a construção do Olympic e do Titanic, foi construída uma enorme ponte de aço equipada com um guindaste e quatro elevadores elétricos. Toda a estrutura pesando 6.000 toneladas, com 65 metros de altura, foi entregue em 1908 por Sir William & Co. de Glasgow. Os hangares de construção do Olympic e do Titanic.
Na época, a H & W tinha 15.000 funcionários, dos quais mais de 3.000 trabalharam na construção do Titanic. Com projeto da instalação dos motores, posicionados lado a lado, cada um impulsiona uma hélice. Nas caldeiras, a condução da produção de vapor é ampliada através de uma turbina de baixa pressão. Este sistema proporciona mais potência, sem aumentar o consumo de carvão.
Em 31 de maio de 1911 o casco do Titanic é colocado no mar, onde
será terminada a construção. O fato foi acompanhado por mais de 100.000 pessoas. É o maior objeto em movimento construído pelo homem. Para proteger a estrutura onde o casco está apoiado, da enorme pressão de
150 kg por cm2, foram utilizados 22 mil toneladas de sebo, sabão e óleo,
para a descida até à água. Rebocadores levam o Titanic à doca onde ele será terminado.
Em Junho de 1911 a White Star Line e o estaleiro Harland & Wolff anunciam a data para a primeira viagem do Titanic: 20 de março de 1912.
Convite para o lançamento do casco do Titanic ao mar.
Ele é lançado sem as hélices, que serão instaladas posteriormente fora d’água. Houve uma comoção geral no estaleiro, quando o Titanic passou a flutuar em seu ambiente natural. Mesmo sem os motores, as caldeiras, as máquinas e acessórios, o Titanic reinou sobre as águas. Após uma hora ele foi rebocado para a doca onde serão terminadas as instalações, evitando assim o transporte das peças e dos equipamentos restantes.
Em 3 de fevereiro de 1912 o Titanic será instalado em doca seca, em Belfast, para a etapa de montagem final, com a presença dos técnicos responsáveis pelos projetos...
A hélice central com 4 pás e o diâmetro de 5 metros, é movida por uma turbina Parsons. As duas hélices laterais contém 3 pás com 7 metros de diâmetro e são movidas por 2 motores de quatro cilindros com três velocidades, o maior até agora construído.
O Titanic é testado em 2 de abril as 06.00 horas. Ele é rebocado do Canal Victoria para Belfast Lough. Uma vez no mar, começam todos os testes de todos os equipamentos de bordo, incluindo o rádio.
São executados todos os testes de velocidade e de manobras arriscadas, em todos os movimentos e condições possíveis; sendo o principal deles o grande teste de detenção, onde o navio, a 20 nós, é desacelerado abruptamente sem regredir os motores (sem marcha à ré). Este teste mostra que o Titanic, a esta velocidade, requer cerca de 2 milhas (3,22 Km) para parar completamente após a "frenagem".
Às 14:00 horas, começa um ensaio de rota à velocidade de 18 nós durante
2 horas, e o Titanic retorna para Belfast 2 horas mais tarde. Havia tanta confiança na construção naval que os testes e ensaios levaram menos de
um dia!
Lembramos que quando foi avistado o iceberg, ele estava a cerca de 450 metros da proa do navio que navegava a 21 nós. Era impossível evitar o impacto.
Edward J. Smith era o comandante mais antigo na White Star Line, e indiscutivelmente o mais experiente comandante na rota do Atlântico Norte. Ele havia comandado o Adriático, um dos grandes transatlânticos da empresa. Ele tinha 38 anos de experiência e possuía um excelente currículo em termos de segurança. Em todos os seus anos de marinha nunca teve qualquer problema.