CHEGUE NA PAZ

11 de mar de 2017



Hoje vamos falar sobre os 8 sinais que uma pessoa invejosa apresenta. Para isso vamos começar esclarecendo o que é a inveja. Costumamos dizer que a inveja é aquele sentimento ou estado mental no qual existe dor ou infelicidade por não possuir o que o outro tem, sejam bens, qualidades superiores ou outro tipo de coisa. Segundo o dicionário, definimos inveja como a tristeza ou pesar do bem alheio, ou como o desejo de alguma coisa que não se tem.

Agora que o significado está claro, convido você a se perguntar: “Como sei se alguém sente inveja de mim?” Certamente cada um responderá esta pergunta de forma muito diferente, porque cada pessoa possui um padrão de ações pré-estabelecidas e aprendidas sobre este sentimento, dependendo da sua experiência de vida. Além disso, os sinais de uma pessoa afetada por esta emoção podem ser muito sutis. A dica é ficar atento e verificar se, ao longo do tempo, esses sinais se repetem com frequência. Então, será que a pessoa em questão sente inveja de você?

Como identificar uma pessoa invejosa.

Estraga o seu sonho. 
Você acaba de passar por algo maravilhoso e a pessoa em questão, assim que você lhe conta cheio de felicidade, só faz diminuir a importância do fato e até o menospreza, com frases do tipo: “ah! que bom… mas também não é para tanto…”. Isto acontece porque o fato de diminuir a importância de eventos ao nosso redor faz com que enxerguemos a nossa realidade de forma mais bela do que do nosso amigo que acaba de ganhar na loteria.

Critica você em público. 
Um dos traços mais importantes de uma pessoa que tem inveja de você é menosprezá-lo ou fazer comentários negativos sobre você na frente de outras pessoas. Você não sabe por que ela de repente teve essa atitude, mas se sente ferido internamente.

A comemoração forçada. 
Você conta uma notícia muito boa para o seu amigo e ele fica muito contente, a ponto de copiar os seus gestos de alegria, expressões… mas você nota que o seu sorriso é pouco natural e forçado. Logo você percebe que está fingindo. Por quê? Para que a sua inveja passe despercebida.

A ajuda fantasma. 
O seu amigo lhe diz que sempre vai estar ao seu lado, tanto para as coisas boas quanto para as ruins. Acontece que quando você mais precisa dele para conseguir “aquilo” que fará você se sentir feliz, ele desaparece com desculpas. Você se pergunta: “mas então, para que me disse que iria me ajudar no que eu precisasse?”. Mesmo que ele tenha prometido, talvez não o ajude. A inveja é muito ruim.

Rouba o seu mérito. 
Supondo que ele o ajude, diante do restante dos seus amigos ele solta um “sem mim você não teria conseguido”.

Desanima você constantemente. 
Uma amizade sadia tem empatia, apoio e cuidado mútuo. Pois bem, neste ponto a pessoa invejosa tem todo dia algum “mas” ou alguma frase que tira toda a sua vontade de qualquer coisa.

De repente ela desaparece da sua vida. 
Tudo está indo super bem para você em todos os sentidos e de repente o seu amigo desaparece da face da Terra sem avisar. Você passa a vê-lo com menos frequência, com desculpas para não se encontrarem. Acontece que a sua felicidade atual é uma coleção de lembranças de que a sua vida está mergulhada em muitas frustrações que prefere não se atrever a trabalhar e seguir em frente, preferindo se afastar.

Critica os outros. 
Quando seu amigo critica outras pessoas com as quais se relaciona na sua frente, certamente também fala mal de você. Então pergunte-se: “Por que eu deveria ser uma exceção?” e tome uma atitude a respeito.

O que fazer se no seu círculo existe uma pessoa invejosa? O primeiro conselho é usar a empatia. É muito sábio parar para refletir no que levou o seu amigo a sentir esta emoção tão negativa que está lhe provocando um grande dano emocional. Talvez você também esteja agindo de modo pouco adequado com essa pessoa.

Também é bom considerar suas experiências “negativas”, e se estas o levaram a agir assim. Se ela está passando por um momento complicado, é normal que não receba nossas boas notícias de forma tão efusiva…

Outro exercício recomendado nestas circunstâncias é falar com essa pessoa sobre o que está causando incômodo ou feridas. Chegar a um entendimento é sempre a melhor coisa em um relacionamento, seja de qual tipo for. De fato, é melhor do que supor e simplesmente sentenciar o amigo.

A ultima opção, se ele estiver na defensiva, é bom colocar um pouco de distância e repensar a amizade. Pode acontecer de você estar diante de um relacionamento tóxico.

https://amenteemaravilhosa.com.br/8-dicas-identificar-pessoa-invejosa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário