CHEGUE NA PAZ

6 de nov. de 2011

Música & Homem

A música é nas mãos dos homens um verdadeiro instrumento de magia.

O seu efeito se estende desde o despertar dos mais nobres sentimentos até o desencadeamento dos mais baixos instintos, desde a concentração devotada até a perda da consciência que parece embriaguez, desde a veneração religiosa até a mais brutal sensualidade.

Não é apenas a nós que a música tem o poder de comover. Na Índia, experiências revelaram que as plantas, tratadas com música mostraram mais vigor, maior crescimento e produtividade.

Conta a mitologia grega que Orfeu, músico e poeta da velha Irácia, fascinava com seus cânticos à lira, não somente as pessoas, mas os animais, as plantas e até as pedras.

A música quando devidamente selecionada acalma e descansa, aliviando tensões, elimina preocupações do homem consigo mesmo, levando sua mente a realidades mais ativas, estimula a capacidade de concentração e desenvolve no ser, condições para eliminar o procedimento anti-social. A variedade da música é infinda.

Portanto, aprendamos a tirar da música alívio, saúde, paz e nutrição para a alma, escolhendo com inteligência e arte aquelas de sons mais sutis.

De tudo quanto soa, ao redor de nós e de milhões de modos, só uma pequena parte é que nos penetra a consciência, pelos ouvidos e pelo cérebro. Uma parte ainda nos penetra o coração onde pode despertar ecos e, essa parte pequenina é um mundo inteiro de mistérios e belezas que se tornam indefiníveis no rol do linguajar humano.

Música é Arte, Música é Cultura.