CHEGUE NA PAZ

27 de jul. de 2010

REIKI + História do seu criador


Reiki é um método de cura natural pelas mãos. REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico. Reiki pode ser então definido como "a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR". Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos. O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões que as crises pessoais e sociais nos criam, a má alimentação, a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos. O grande sucesso do Reiki é que é seguro, é fácil, acessível a qualquer criança, é simples e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgânico que recebeu sua aplicação. Também por não ter conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, sua prática vem crescendo dia a dia. Pontos importantes do reiki:
1)Reiki é uma ciência energética. Trabalha independente de todo sistema religioso.
2)Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura.
3)Como o Reiki é não-polarizado, pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas; ou por um adulto de qualquer meio social.
4)Sendo não-polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.
5)Porque Reiki é energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente + energizado.
6)Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo; É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.


Esta é a história de Mikao Usui, o criador do REIKI.
REIKI quer dizer energia vital universal. É uma técnica científica, baseada na Física Quântica, de equilíbrio energético, utilizando a impostação das mãos. É de origem tibetana, usa a simplicidade e o amor. O REIKI aproxima o indivíduo do seu corpo, da sua mente e da sua consciência. Só pode se manifestar através do amor. Mikao Usui viveu de 1865 até 1926. Era padre cristão em Kioto (Japão) e professor da Universidade local. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos, através da força vital que as pessoas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava. Em vão foi à América, para a Universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo. Ali se tornou doutor em Teologia. De volta ao Japão, e mais tarde ma Índia, estudou sânscrito e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais acionados, ativam e captam a energia vital universal. Passou então um longo tempo no Monte Kurama, desenvolvendo a técnica do REIKI. Quando voltou, passou a se dedicar “a superação de mendigos nas ruas de Kioto”, e aí, certamente fez a sua descoberta mais importante. Ele curava as doenças e uma vez recuperados, os mendigos eram estimulados a buscar trabalho para deixarem as ruas... Mas não era isso que vinha acontecendo. Passado algum tempo, Mikao começou a encontrar rostos conhecidos em sua peregrinação pelas ruas... Eram os mendigos que ele havia tratado e que estavam de volta à antiga vida... Perplexo, ele perguntou aos mendigos a razão daquela conduta e ouviu deles que preferiam mendigar porque era mais fácil...(ser infeliz é sempre mais fácil... Basta curvar um pouco as costas, tornar o olhar perdido e reclamar de tudo e de todos... Pronto! Está construído o cenário da infelicidade, onde a maioria habita). Abalado, Mikao se questionava onde teria errado... Concluiu após uma demorada reflexão que curava as doenças daqueles mendigos, mas eles não estavam preparados para sentir o prazer de uma nova vida...
Percebeu então que a cura mais importante é a do espírito... Não é o corpo que adoece, é a alma... O corpo apenas reflete o que está acontecendo no íntimo do nosso ser. Mikao descobriu que ainda não tinha ensinado para aqueles mendigos, o verdadeiro aminho da transformação, que é buscar dentro de si mesmo a própria luz. Ainda não tinha ensinado a eles o dharma, a atitude correta, simplificada nos 5 princípios do REIKI:
1 – Só por hoje eu não sinto raiva e nem fico zangado.
2 – Só por hoje eu abandono as minhas preocupações.
3 – Só por hoje eu agradeço todas as bênçãos recebidas.
4 – Só por hoje eu faço o meu trabalho honestamente.
5 – Só por hoje eu sou gentil com todas as criaturas vivas.

SÓ POR HOJE A CADA DIA...

“Se você quer transformar o mundo, mexa primeiro em seu interior.”
Dalai Lama