31 de ago. de 2017


"Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito daquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."

Gandhi


Ana Claudia Quintana Arantes é uma médica especializada em ajudar pacientes terminais a “aprender” a morrer. Nesta entrevista, ela fala sobre o desafio de se lidar com algo tão natural, porém, perturbador, como a própria morte. A especialista relembra os cinco maiores arrependimentos das pessoas antes de morrer. 


A lista faz parte do livro ‘Antes de partir: uma vida transformada pelo convívio com pessoas diante da morte’, da enfermeira australiana Brownie Ware. “Um deles é não ter demonstrado afeto.

Passamos a vida construindo muros ao redor do coração da gente pra ninguém perceber o que a gente está sentindo”, diz Ana. “A outra coisa é (se arrepender) de ter trabalhado tanto. O último que é colocado é: ‘Eu devia ter me feito mais feliz’, que pra mim resume todos os outros”.

Os outros arrependimentos citados pela enfermeira australiana são ter vivido a vida que se desejava e ter estado mais perto dos amigos.

A pedido do Hospital Albert Einstein, a médica Ana Cláudia Arantes, geriatra e também especialista em cuidados paliativos, analisou a publicação 
e falou sobre cada um dos arrependimentos levantados pela enfermeira australiana.


1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu queria, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse.

“Esse foi o arrependimento mais comum. Quando as pessoas percebem que a vida delas está quase no fim e olham para trás, é fácil ver quantos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não realizou nem metade dos seus sonhos, e muita gente tem de morrer sabendo que isso aconteceu por causa de decisões que tomou, ou não tomou. A saúde traz uma liberdade que poucos conseguem perceber, até que eles não a têm mais.”

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.

“Eu ouvi isso de todos os pacientes homens com quem trabalhei. Eles sentiam falta de ter aproveitado mais a juventude dos filhos e a companhia de suas parceiras. As mulheres também falaram desse arrependimento, mas como a maioria era de uma geração mais antiga, muitas não tiveram uma carreira. Todos os homens com quem eu conversei se arrependeram de passar tanto tempo de suas vidas no ambiente de trabalho.”


3. Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.

“Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Como resultado, acomodaram-se em uma existência medíocre e nunca se tornaram quem realmente eram capazes de ser. Muitas desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ao ressentimento que carregavam.”

4. Eu gostaria de ter ficado em contato com os meus amigos.

“Frequentemente, os pacientes não percebiam as vantagens de ter velhos amigos até chegarem em suas últimas semanas de vida, e nem sempre era possível rastrear essas pessoas. Muitos ficaram tão envolvidos em suas próprias vidas que deixaram amizades de ouro se perderem ao longo dos anos e tiveram muitos arrependimentos profundos por não ter dedicado tempo e esforço às amizades. Todo mundo sente falta dos amigos quando está morrendo.”

5. Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.

“Esse é um arrependimento surpreendentemente comum. Muitos só percebem isso no fim da vida – que a felicidade é uma escolha. As pessoas ficam presas em antigos hábitos e padrões. O famoso ‘conforto’ das coisas familiares e o medo da mudança fizeram com que eles fingissem para os outros e para si mesmos que estavam contentes quando, no fundo, ansiavam por rir de verdade e aproveitar as coisas bobas em suas vidas de novo.”

Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos 
Quero ver brotar o perdão 
Onde a gente plantou
Juntos outra vez...

Beto Guedes


Depois de passar pela escuridão 
gente descobre que a luz não está no 
fim do túnel, a luz está dentro da gente.

Há quem passa... 
E deixa só cicatrizes.
Há quem passa... 
Semeando flores.
Há quem passa... 
Banhando-nos em lágrimas.
Há quem passa... 
Disposto a secá-las.
Há quem passa... 
Torcendo por nossa vitória.
Há quem passa... 
Aplaudindo nossos fracassos.
Há quem passa... 
Ajudando-nos a levantar.
Há quem passa... 
Fazendo-nos cair.
Há quem passa... 
Como sombra.
Há quem passa... 
Como luz.
Há quem passa... 
Como pedra no caminho.
Há quem passa... 
Como pedra de construção.
Há quem... para todo deslize
vê uma falha irreparável.
Há quem... 
Nos oferece o perdão.
Há quem... 
Ignora nossos erros.
Há quem... 
Nos ajuda a corrigir.
Há quem passa... 
Rápido, veloz, despercebido.
Há quem... 
Deixa marcas profundas.
Há quem... 
Simplesmente passa.
Há, porém, quem...
Fica para sempre no nosso coração!

A felicidade é uma escolha, não 
um resultado. Nada o fará feliz
 até que você decida ser feliz. 
Nenhuma pessoa vai fazer você feliz, 
a menos que você decidir ser feliz. 
Sua felicidade não vai vir até você. 
Ela só pode vir de você.

Ralph Marston

Diz Buda que a dor ou o sofrimento nasce do desejo ou ânsia de possuir e que para nos libertarmos da dor devemos quebrar as cadeias do desejo.

Resposta: Todas as ânsias de possuir são manifestações da mente que procura a salvação ou a satisfação em coisas exteriores e no futuro como substitutos para a alegria do Ser. Enquanto eu for a minha mente, eu sou essas ânsias, essas necessidades, esse querer, esses apegos e essas aversões, e sep
arado deles, não há "eu" exceto como mera possibilidade, como um potencial não satisfeito, como uma semente ainda por germinar. Nesse estado, até o meu desejo de ser livre ou iluminado não passa de mais uma ânsia a ser realizada ou completada no futuro. Portanto, não procure ver-se livre do desejo nem procure "alcançar" a iluminação. Torne-se presente. Esteja presente como observador da mente. Em vez de citar Buda, seja Buda, seja "o desperto", que é o que a palavra buda significa.

Eckhart Tolle

Não quero saber do que me 
fere, pois isso é passageiro.
Quero saber do que me faz bem 
porque isso sim, é eterno em mim.

Rosi Coelho
"MAIS ESPIRITUAL" 
ARMADILHAS DO EGO.

Se você acha que é mais "espiritual" andar de bicicleta ou usar transporte público para se locomover, tudo bem.

Mas se você julgar qualquer outra pessoa que dirige um carro, então você está preso em uma armadilha do ego.

Se você acha que é mais "espiritual" não ver televisão porque mexe com o seu cérebro, tudo bem, mas se julgar aqueles que ainda assistem, então você está preso em uma armadilha do ego.

Se você acha que é mais "espiritual" evitar saber de fofocas ou noticias da média,(midia) mas se encontra julgando aqueles que lêem essas coisas, então você está preso em uma armadilha do ego.

Se você acha que é mais "espiritual" fazer Yoga, se tornar vegano, comprar só comidas orgânicas, comprar cristais, praticar reiki, meditar, usar roupas “hippies”, visitar templos e ler livros sobre iluminação espiritual, mas julgar qualquer pessoa que não faça isso, então você está preso em uma armadilha do ego.

Sempre esteja consciente ao se sentir superior.

A noção de que você é superior é a maior indicação de que você está em uma armadilha egóica.

O ego adora entrar pela porta de trás.

Ele vai pegar uma ideia nobre, como começar Yoga e, então, distorce-la para servir o seu objetivo ao fazer você se sentir superior aos outros.

Você começará a menosprezar aqueles que não estão seguindo o seu “caminho espiritual certo”.

Superioridade, julgamento e condenação.
Essas são armadilhas do ego.

-Sri Mooji
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza

Dia 1° do mês - É Dia de soprar canela. A especiaria da prosperidade, da fartura, do sucesso. 

Essa magia/simpatia de prosperidade com canela pode ser feita por qualquer pessoa que deseje movimento de energias relacionadas a prosperidade. 

Coloque um punhado de canela em pó na palma de sua mão. Vá até a porta de entrada da sua casa, trabalho ou comércio. Sopre a canela de fora para dentro da porta, mentalizando que a prosperidade entre.

Repita:
Quando essa canela eu soprar,
A prosperidade aqui irá adentrar
Quando essa canela eu soprar,
A fartura virá para ficar
Quando essa canela eu soprar,
A abundância aqui irá morar! 

Observações:
A quantidade de canela em pó pode ser uma colher de chá. Ou quanto você desejar. Após soprar tudo esfregue uma mão na outra coloque as mãos acima da cabeça e mentalize a prosperidade para você no seu campo magnético.

Chega mais...
pretinho e revigorante!

Bye Bye Agosto...
Bem vindo, Setembro!
"Adoro as coisas que já não estão 
na moda, um pouco vintage 
(clássico, antigo), como a lealdade, 
a fidelidade e o respeito." 

(Adaptado de G. De Basílio)

Silenciar é manter a mente concentrada
sobre o que é verdadeiramente 
importante para si, é abster-se de 
colocações desnecessárias e dizer 
apenas aquilo que condiz com o que se 
deseja ver manifesto no próprio Universo.

Nem tudo na vida são flores,
mas quando forem, regue-as!
"Felicidade é um agora que não tem 
pressa nenhuma. Então, deixa ficar!"

OS 4 TIPOS DE ALMAS GÊMEAS:

Um encontro com almas gêmeas não é algo regular. Elas vêm para sua vida, revelam alguns aspectos do seu ser, fazem com que você os confronte e então com o tempo, elas partem. Isso porque elas vem para derrubar os muros que você construiu ao seu redor e revelar suas vulnerabilidades, para que você fique de frente com elas e se torne uma pessoa melhor.

Aqui estão os 4 tipos de almas gêmeas:

1. Almas-gêmeas de cura: Elas vêm para sua vida com o propósito de te ensinar algumas lições e remover bloqueios do passado. Elas vem por meio de um acordo divino, exatamente na hora em que você está pronto para a lição que eles trazem. São almas que aparecem em tempos onde você está lidando com padrões repetitivos prejudiciais numa tentativa de solucionar seus problemas.

2. Almas-gêmeas de outras vidas: São pessoas que você já conheceu em algumas de s
uas outras vidas e este tipo de relação parece fácil e confortável por causa do constante sentimento de conhecer essa pessoa uma vida inteira mesmo sem tê-la encontrado antes. É uma conexão instantânea e com elas você se sente livre para dizer o que vier na mente, conforme ambos se sentem aceitos e confortáveis com o outro. Essas almas geralmente aparecem quando você está sendo inteiramente você, sem se esconder atrás de máscaras ou paredes.

3. Almas-gêmeas kármicas: Também são almas conectadas com você através de outras vidas. Porém essa conexão é profunda, kármica e pode ser frequentemente dolorosa. Isso porque envolve muita luta de Ego, com o propósito de suportar da dor do Ego e superá-lo. Elas reencarnam com o propósito de reviver o Karma e quebrar o ciclo negativo. O propósito dessa relação é superar seu Ego, fazendo-o perceber que tipo de energia você emite e os aspectos positivos que a relação traz. Portanto, seja gentil e amoroso com este tipo de alma-gêmea para que o Ego não entre no caminho e cause problemas em ambos os lados.

4. Chamas-gêmeas: Apenas uma pessoa em toda existência pode ser sua chama-gêmea. É a sua ‘’outra metade’’. Elas são totalmente opostas umas as outras e ainda assim há um forte magnetismo entre elas. Nem todo mundo encontra sua chama-gêmea em suas vidas e esse relacionamento é intenso e turbulento. Ela te traz a sensação de totalidade e justamente por serem opostas é que aprenderão a aceitar o outro para se tornarem um só. Você precisa ser honesto e entender, e acima de tudo, estar aberto à mudança. Juntos, podem superar tudo.

Rainer Emanuel

"A preocupação olha em volta. 
A tristeza olha para trás. 
A fé olha para cima."

Chico Xavier

"Não existem sonhos impossíveis 
para aqueles que realmente acreditam 
que o poder realizador reside no interior
 de cada ser humano, sempre que alguém
 descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade."

                             - Albert Einstein

Boa Tarde de Quinta!

Novas folhas, novas flores, na 
infinita bênção do recomeço.

Setembre-se!

Último dia do mês...

Que a vida nos sirva uma dose 
caprichada de esperança de 
dias melhores que virão.

O mundo tem urgência de três coisas:
Gestos que ensinem, palavras 
que edifiquem e mãos 
que ajudem...

Sirlei L. Passolongo

"Prefiro acreditar que, embora 
maldade se disfarce em sorrisos, há 
sempre muito mais bondade vestida
de esperança, que percebe com olhos
 da alma, que rega a perseverança e 
que me faz ter certeza que ainda vale
 a pena acreditar!"

Inês Seibert

"Que estejamos presentes em 
memórias alheias. Que alguém já 
distante lembre do nosso sorriso 
se sinta acolhido. Que o nosso bem
faça bem ao outro..."

Camila Costa

30 de ago. de 2017



Uma ostra disse a outra ostra vizinha:

- Sinto uma grande dor dentro de mim, é profundo, redondo e me lastima.

E a outra ostra replicou com arrogante complacência:

- Louvados sejam os céus e as águas do mar, porque eu não sinto dor dentro de mim! Sinto-me bem intacta por dentro e por fora. 

Nesse momento, um velho caranguejo que por ali passava escutou às ostras, e falou à que estava bem por dentro e por fora:

- Se, te sentes bem e intacta é porque estás vazia; mas a dor que suporta tua vizinha é uma pérola de inigualável beleza.

Khalil Gibran

Os laços afetivos que vou fazendo 
durante a jornada da vida são mais
 firmes que nós apertados, se alguns
 se desfizeram por algum motivo, 
nunca foram amarrados de verdade. 
Sou semelhante a uma colcha de 
retalhos, estou remendada de pessoas 
bonitas, coloridas, diferentes e fascinantes.

Scheila F. Scisloski


O processo mais doloroso 
é o do autoconhecimento, faz doer, 
mas o resultado é estupendo... porque 
é a oportunidade de fazer crescer.
A TRAGÉDIA POR TRÁS DA MÚSICA

O Cartola compôs essa música, magistralmente gravada pelo Cazuza, para tentar dissuadir sua filha de 16 anos que decidira descer o morro e ser prostituta no cais do porto, no Rio. Depois de ter essa informação, cada verso da canção traz uma carga emocional enorme.

"Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar.

Preste atenção querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua 
vida
Em pouco tempo não serás mais o que és.

Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões à pó.

Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estarás a beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés."

texto de Caiubi Miranda

imagem: (ilustração)

"Não somos ilhas isoladas, mas elos 
interconectados na corrente da existência. 
Que possamos estar conscientes dessa 
realidade. Que vejamos a dor dos outros
 como nossa própria dor e a felicidade
 dos demais como nossa felicidade."

Amma

Desacelere, a vida merece atenção. 
Se houver pressa, que seja de ser feliz!

Erick Tozzo

Só temos um caminho... viver a vida 
com coragem, com vontade de avançar
 todos os dias, mesmo sabendo que 
podemos cair, que podemos perder 
um pouco ou muito. É ter esperança
 e que ela nos fortaleça diante das 
dificuldades e nos torne imbatíveis. 
É ter o amor e que ele nos torne 
invulneráveis... é buscar a felicidade, 
em um olhar, em um sorriso, num 
gesto de ternura e seguir... sempre.

[Hilario Josepe]

PARA AFASTAR PESSOAS MALDOSAS

* Dois limões bem verdes, com aparência de estarem muito azedos;
* Uma folha nova de papel sem pauta;
* Um pote com tampa;
* Um lápis.

Procure um lugar tranquilo em que você não será interrompido por ninguém. A simpatia do limão tem fortes poderes para afastar a
s pessoas mal-intencionadas, mas ela deve ser feita com fé. Você deve acreditar que esta simpatia afastará aquelas pessoas que não acrescentam nada em sua vida e que muitas vezes inconscientemente te desejam o mal. Com a mente e o coração abertos, siga os passos a seguir:


Corte o papel sem pauta novo em tiras. Escreva os nomes das pessoas que você acredita que sejam mal-intencionadas nas tiras. Neste momento, se concentre em cada pessoa e peça ao cosmos que ela e qualquer pessoa que te deseje o mal se afaste de você e siga seu próprio caminho. Esprema os dois limões dentro do pote com tampa. Mergulhe cada tira no suco dos dois limões, coloque-as dentro do pote, feche o pote e sacuda. Leve o pote ao congelador e deixe lá pelo tempo que achar necessário. Depois, jogue o conteúdo fora no lixo.

Viver é acalentar sonhos e esperanças
 fazendo da fé a nossa inspiração 
maior. É buscar nas pequenas coisas, 
um grande motivo para ser feliz! 

Mário Quintana

"Eu não tenho medo da velhice, 
porque a minha idade cronológica
nunca vai superar a idade da minha 
alma que parou, já há algum
tempo na adolescência." 

- Lídia Vasconcelos

"Trate você mesmo e sua mente 
com simpatia, amor e bondade. 
Se você for gentil com você 
mesmo, você passará a ser gentil 
com os outros."

Lama Yeshe
"Que as palavras do dia sejam 
leveza, doçura, calmaria, 
tranquilidade. E que suas próximas
 horas sejam carregadas de 
pensamentos positivos e 
muita paz no coração."

Caio F. Abreu

29 de ago. de 2017


"Agrɑdeço ɑ Deus por me emprestɑr
 diɑriɑmente o corɑção que pulsɑ, o 
oxigênio que respiro, o solo em que 
cɑminho e milhões de itens pɑrɑ que 
eu existɑ.''

✔ Augusto Cury

Silencia...
Deus sabe o instante de intervir.

(Emmanuel)

Quem acha que não dá, não sabe
o tamanho do poder de Deus.

Yla Fernandes

O ego diz: 
"depois que tudo der certo, 
eu vou sentir a paz." 

O espírito diz: 
"encontre a sua paz 
e tudo dará certo."

(Osho)

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor. 

Tom Jobim e Vinicius de Moraes


Boa noite, povo!


Dia indo...
Noite chegando,
na paz do Alto!

"Bendita seja essa coragem que faz 
a gente persistir até mesmo quando 
o caminho se mostra estreito!"

Inês Seibert

Paciência para as dificuldades. 
Tolerância para as diferenças. 
Benevolência para os equívocos. 
Misericórdia para os erros. 
Perdão para as ofensas. 
Equilíbrio para os desejos. 
Sensatez para as escolhas. 
Sensibilidade para os olhos. 
Delicadeza para as palavras. 
Coragem para as provas. 
Fé para as conquistas. 
E amor para todas as ocasiões...

Carlos Hilsdorf