CHEGUE NA PAZ

15 de jul. de 2015


PERDÃO E MISERICÓRDIA

O que significa perdoar? Para alguns perdoar é esquecer um mal que nos fizeram ou fazer de conta que não aconteceu. Para mim, perdoar é colocar a misericórdia em ação. Digo isso porque a misericórdia é a virtude que nos permite sublimar o ressentimento e a mágoa, é a capacidade humana de vencer o ódio, o desejo de vingança e de castigar nosso ofensor. Ainda que o mal que nos tenha sido feito mereça uma justa punição, a misericórdia quando posta em movimento pelo nosso coração, ultrapassa até o conceito do que é justo. Talvez a misericórdia seja a mais bela forma de amar. É o amor sem limites.

Por exemplo, se um filho (a) perguntar a uma mãe ou a um pai "O que você não conseguiria me perdoar?" Garanto que eles não teriam uma resposta pronta para dar. Isso porque o amor perdoa naturalmente, ainda mais se tratando do amor incondicional, como o de pais por seus filhos. Quando Jesus na cruz diz: "Pai, perdoa-lhes; eles não sabem o que fazem", O Mestre em Sua infinita misericórdia, percebeu que aquelas pessoas não tinham condição de fazer diferente, eram por demais ignorantes e influenciáveis. Ele era a encarnação da Verdade, e a Verdade tudo abarca e compreende, não julga, constata. 

A misericórdia interrompe o circuito olho por olho dente por dente, ódio por ódio, egoismo por egoismo, rancor por rancor. O filosofo Spinosa disse:" Não zombar, não chorar, não detestar, mas compreender", em outras palavras, perdoe e seja misericordioso. Quando compreendemos o que levou alguém a errar já iniciamos o processo do perdão, ainda que não justifiquemos a ação praticada. 

Perdoar a nós mesmos, as nossas falhas, revoltas e iras desenfreadas, compreender a nossa imperfeição, como parte do processo de evolução material e espiritual é o primeiro sinal do despertar da misericórdia. Ter a humildade de fazer do perdão uma transição, e pelo menos, empenhar-se para conseguir superar os próprios defeitos é fundamental, Perdoar a si mesmo é o primeiro passo para aprender a perdoar ou outros. Sem dúvida o perdão é libertador, mas só acontece quando nosso coração se liberta dos elos que nos atam a quem nos fez sofrer. Sem duvida ser misericordioso não é tarefa fácil, afinal é conseguir olhar as coisas e pessoas sob o ponto de vista de Deus.

(Marilu Martinelli)