CHEGUE NA PAZ

25 de dez. de 2014


JESUS NASCEU! ONDE? QUANDO?

Perguntemos a Francisco de Assis o que sabe sobre o nascimento de Jesus. E ele responderá: - Ele nasceu no dia em que, na Praça de Assis, entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente Ele é a fonte inesgotável de amor.

Perguntemos a Pedro sobre a natividade de Jesus e ele assim pronunciará: - Jesus nasceu na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.

Indaguemos a Paulo de Tarso quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá: - Jesus nasceu na Estrada de Damasco, quando envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que perguntava: ‘Saulo, por que me persegues?’. E na cegueira passei a enxergar um mundo novo, quando eu lhe disse: - Senhor, o queres que eu faça?

Interpelemos Tomé, o incrédulo, onde e quando nasceu Jesus, ele nos dirá, ele nos dirá: - Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que Ele me pediu para tocar em suas chagas me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre os filhos de Deus. Só, então, compreendi o sentido de suas palavras: ‘eu sou o caminho, a verdade e a vida’.

Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá: - Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse. E ante a meiguice de seu olhar e a majestade de sua figura, pude ouvir a mensagem do alto: ‘Este é meu filho amado, no qual pus a minha complacência’.

Perguntemos a Maria Madalena onde nasceu Jesus. E ela nos responderá: - Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, quando a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual jamais sonhara.

Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá: - Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo de Roma, ouvi o povo gritar: ‘Negue! Negue!’. E o soldado, com a tocha acesa, dizendo: - Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer? Foi nesse instante, que sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude, com toda certeza e sinceridade, dizer: - Não, não me ensinou só isso. Jesus ensinou-me também a amá-lo.

Perguntemos a Lázaro sobre o nascimento de Jesus. Ele nos falará: - Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: ‘Lázaro! Levanta’. Nesse momento compreendi, finalmente, quem Ele era...

Apelemos para Dimas, o bom ladrão: onde e quando Jesus nasceu? Ele nos informará: - Jesus nasceu no topo do Calvário, precisamente quando a cegueira e a maldade humana supunham aniquilá-lo para sempre, dali Ele me dirigiu um olhar repassado de piedade e de ternura, que me fez esquecer todas as misérias deste mundo.

Perguntemos a Judas Iscariotes, quando se deu nascimento de Jesus. Ele nos responderá: - Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e sua condenação. Compreendi, Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.

Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré acerca do nascimento de Jesus. E ela nos responderá: - Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luz guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando O segurei em meus braços pela primeira vez e senti cumprir-se a promessa de um novo tempo, através daquele menino que Deus enviara ao mundo para ensinar aos homens a lei do maior amor.

Se perguntarmos a tantos outros seguidores do Cristo, cada um dará seu testemunho a respeito de quando Jesus nasceu. E PARA NÓS, QUANDO JESUS NASCEU? E SE DESCOBRIRMOS QUE ELE AINDA NÃO NASCEU? Então, procuremos, urgentemente, fazer com que ele nasça, porque quando isso acontecer, teremos finalmente entendido o significado do natal e verdadeiramente encontrado a luz.

Todos nós queremos que Jesus fique em nossa companhia; todos nós queremos que Jesus habite em nossa casa. Eu pergunto o que temos feito para Jesus ficar em nossa companhia?... O tempo passa e a oportunidade desaparece. Decida hoje, agora, já! O Cristo bate às nossas portas para entrar, e ficar conosco, sempre. Depende de nós, querermos ou não, recebe-lo e deixar que Ele nos domine e inspire pela fé que ilumina e que nos salva pela verdade. Somente poderemos mudar de pensamento com a presença de Jesus no coração; abramo-lo, para que Ele possa entrar e reinar no centro de nossas vidas.