CHEGUE NA PAZ

24 de jun. de 2014



1 Vivemos mais e com mais saúde.

A expectativa de vida vem subindo de maneira constante nos últimos cinquenta anos. Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, um brasileiro de 55 anos pode ter esperanças de viver até os 74 anos. Talvez o mais importante seja a possibilidade de atravessarmos um número maior de anos sem perdas graves de capacidade física ou mental.

2 Quanto mais velhos, mais ricos.

As pessoas com mais de 40 anos são os membros mais ricos da sociedade. Segundo o IBGE, no Brasil, o pico da riqueza ocorre entre 45 e 49 anos. Já a segunda faixa mais rica vai dos 55 aos 59 anos.

3 E quanto mais ricos, mais gastam.

Os anunciantes costumavam se concentrar nos consumidores jovens. Mas agora estão repensando essa estratégia. Uma pesquisa do Data Popular, em parceria com o Instituto Opinião, mostrou o potencial de consumo dos brasileiros com  60 anos ou mais, cujo rendimento atingiu R$ 446 bilhões em 2013.

4 ...E mais conseguem de graça (ou por menos).

Boa parte dos gastos sociais no Brasil vai para pessoas acima de 60 anos. Elas recebem aposentadorias, pensões e subsídios no transporte público. Quem é aposentado ou não tem mais filhos em idade escolar pode tirar férias na baixa temporada e frequentar as sessões de cinema mais baratas.

5 Os velhos não se comportam mais como velhos.

O cantor canadense Leonard Cohen passou os meses anteriores ao seu 79-º aniversário numa turnê triunfal pela Europa. Mick Jagger pulou pelo palco do Festival de Glastonbury, berrando os maiores sucessos dos Rolling Stones, poucas semanas antes de fazer 70 anos. E, para cada astro do rock ainda ativo nos palcos, há milhares de contemporâneos seus dançando na plateia. Hoje, o pessoal de mais de 50 tem a mesma probabilidade dos mais novos de praticar atividades esportivas regulares. E por falar em exercício físico...

6 O sexo não acaba aos 60... nem aos 70... nem depois.

O nível de divórcios subiu no Brasil. Assim, há muitos homens de 60 anos ou mais disponíveis, saudáveis, prósperos... e em busca do amor. As agências de namoro pela Internet dedicadas a quem tem mais de 50 anos estão bombando. E nessa faixa etária não é preciso temer a gravidez. Por falar nisso...

7 É mais divertido ser avô e avó.

Ter filhos é ótimo, mas é preciso lidar com fraldas, manhas, crises da adolescência... Além disso, atualmente os filhos continuam a morar com os pais, sendo sustentados por eles, até bem depois dos 20 anos. Os avós, por outro lado, desfrutam da alegria de ver as crianças crescer, gozar da sua companhia e compartilhar o seu amor sem nenhum dos problemas.

8 A internet é ótima para quem tem mais de 50.

É verdade que os mais velhos, na maioria, não passam o tempo todo no Twitter e no Facebook, como fazem os que têm menos de 30. Mas se assustam com as novas tecnologias muito menos do que se pensa. Hoje, a propriedade de computadores é um tiquinho mais alta na faixa de mais de 50 anos. Os mais velhos fazem compras pela Internet, baixam músicas, filmes e seriados de TV e usam as mídias sociais para manter contato com a família e os amigos. A capacidade de fazer tudo isso sem sair de casa está transformando a vida deles.

9 Para os mais velhos, é mais fácil deixar para lá.

Quanto mais velhos ficamos, menos nos preocupamos com a opinião alheia, e enfim podemos dizer o que pensamos. É possível perder de repente a capacidade de ouvir o telefonema que desejamos evitar. Ou esquecer a festa à qual no fundo não queríamos ir. Todos sempre dirão que estamos ótimos, só porque se impressionam por ainda estarmos vivos. Tudo isso explica por que...

                                                 10 Os velhos são felizes.

As pesquisas sobre felicidade mostram um padrão similar em todo o Ocidente. Os jovens tendem a ser felizes e otimistas. Ao entrar no mundo real, têm de lutar por empregos, encontrar parceiros, criar filhos e talvez cuidar de pais idosos. Assim, a felicidade cai entre os 30 e muitos e os 50 e poucos anos e depois volta a subir. Segundo um estudo da Universidade de Maastricht, em média as pessoas são tão felizes aos 65 anos quanto aos 25. E, quando param para pensar em todos os benefícios de ser velho hoje, provavelmente ficam ainda mais felizes.


http://www.selecoes.com.br/10-razoes-para-nao-temer-a-idade