CHEGUE NA PAZ

26 de jun. de 2014


O ESPÍRITO DE ALOHA - PIKOPIKO

Na Língua Havaiana Aloha significa muito mais do que “alô”, “adeus” ou “amor”. O seu significado mais profundo é: “o alegre (oha) compartilhar (alo) da energia vital (ha) no presente (alo)”.

À medida que você compartilha esta energia, você se harmoniza com o Poder Divino que os havaianos denominam mana. O uso amoroso desse incrível Poder é o segredo para se obter saúde, felicidade, prosperidade e sucesso verdadeiro. A maneira de se harmonizar com esse Poder e ter a sua ação a seu favor e é tão simples que você poderia ser tentado a deixa-la passar, por ser muito simples para ser verdadeira. Não se deixe enganar pelas aparências. Esta é a técnica mais poderosa do mundo e embora seja extremamente simples, não pode ser provada facilmente, porque você precisa se lembrar de fazê-la, e precisa praticá-la bastante. Esse segredo tem sido transmitido para a humanidade repetidas vezes e aqui está mais uma vez, sob outra forma.

O segredo é este: Abençoe a todos e a tudo que representam o que você deseja!

Essa frase sintetiza todo o segredo. É muito simples, no entanto, necessita de alguma explicação. Abençoar algo significa reconhecer ou enfatizar uma qualidade, característica ou condição positiva, com a intenção de que o reconhecido ou enfatizado aumente, dure ou venha a ser. Abençoar é eficaz para mudar a sua vida ou conseguir aquilo que você deseja, por três razões:

* Primeira, a focalização positiva de sua mente movimenta a força positiva e criativa do Poder do Universo.

* Segunda, ela movimenta sua própria energia externamente, permitindo que mais Poder venha através de você.

* Terceira, quando você abençoa beneficiando outros em vez de abençoar diretamente você mesmo, a tendência é de ultrapassar seus medos subconscientes que impedem o que deseja para si mesmo, e ajuda na focalização dos atos de abençoar, para aumentar o mesmo bem em você.

O que é maravilhoso neste processo é que a bênção que você dá aos outros, ajuda-os, bem como a você. A bênção pode ser dada por imagens mentais ou pelo toque, mas a forma mais comum e fácil de se fazer isso é com palavras.

As primeiras formas de bênçãos verbais são:

Admiração – Fazer elogios ou exaltar algo bom que você observe. Exemplo: “que belo pôr de sol; eu gosto daquele vestido; você é muito divertido”.

Afirmação – É uma afirmação específica de bênção para aumento ou durabilidade. Exemplo: “eu abençoo a beleza dessa árvore; abençoada seja a saúde do seu corpo”.

Apreciação – Esta é uma expressão de gratidão por algo bom que existe ou que aconteceu. Exemplo: “obrigado Senhor por ajudar-me; agradeço a chuva por alimentar a terra”.

Antecipação – Esta é uma bênção para o futuro. Exemplo: “teremos um magnífico piquenique; abençoo seus crescentes rendimentos; obrigado por meu companheiro perfeito; desejo a você uma alegre viagem; que o vento esteja sempre nas suas costas”.

A fim de obter maiores benefícios das bênçãos, você terá que desistir ou abandonar a única coisa que é a negação delas: A maldição. Isso não significa praguejar ou desejar mal. Refere-se ao oposto de bênção, isto é, criticar em vez de admirar; duvidar em vez de afirmar; culpar em vez de aprovar; preocupar-se em vez de confiar. Sempre que algum destes é praticado tende a impedir alguns dos efeitos de abençoar. Assim, quanto mais você amaldiçoar, mais difícil e mais tempo levará para obter um bom resultado de uma bênção. Por outro lado, quanto mais você abençoar, menos dano causará qualquer maldição. A seguir, algumas idéias para abençoar várias necessidades e desejos. 


Saúde

Abençoe pessoas, animais e plantas saudáveis. Elogie tudo o que é bem feito ou bem construído (casas e edifícios de estrutura forte) e tudo o que expressa energia abundante (crianças brincando, trabalhadores bem dispostos, uma árvore cheia de frutos). 


Felicidade

Abençoe tudo que é bom, ou o bem que existe em todas as pessoas e todas as coisas; todos os sinais de felicidade que você veja, ouça ou sinta nas pessoas ou animais; e todos os potenciais que você observe à sua volta. 


Prosperidade

Abençoe todos os sinais de prosperidade em seu meio ambiente, incluindo tudo que o dinheiro ajudou a fazer ou construir; todo o dinheiro que você tenha sob qualquer condição; todo o dinheiro que circula no mundo. 


Sucesso

Abençoe todos os sinais de realização e de execução (como edifícios, pontes e acontecimentos esportivos); todas as chegadas ao destino (de navios, aviões, carros, trens e pessoas); todos os sinais de movimentos audazes ou de persistência; todos os sinais de prazer ou diversão. 


Confiança

Abençoe todos os sinais de confiança nas pessoas e animais; todos os sinais de força nas pessoas, animais e objetos (inclusive aço e concreto); todos os sinais de estabilidade (como montanhas e árvores altas); todos os sinais de poder determinado (incluindo grandes máquinas e linhas de força). 


Amor e amizade

Abençoe todos os sinais de nutrição, compaixão e sustento; todos os relacionamentos harmoniosos na natureza e na arquitetura; tudo que está conectado ou em suave contato com algo mais; todos os sinais de cooperação, como em jogos ou trabalhos; todos os sinais de risos e divertimentos. 


Paz interior

Abençoe todos os sinais de quietude, calma, tranqüilidade e serenidade (como a água calma ou o ar parado); todas as paisagens distantes (horizonte, estrelas e a lua); todos os sinais de visão, som e toque; cores e formas transparentes; os detalhes de objetos naturais e criados. 


Crescimento espiritual

Abençoe todos os sinais de crescimento, desenvolvimento e mudança na natureza; o raiar do dia e o crepúsculo; o movimento do sol, da lua, dos planetas e das estrelas; o voo dos pássaros no céu; o movimento do vento e do mar.

Essas idéias anteriores servem de guia, se você não estiver habituado a abençoar, mas não se limite a elas. Lembre-se de que qualquer qualidade, característica ou condição pode ser abençoada. 


Como aumentar seu poder de abençoar

Existe uma técnica de respiração praticada pelos xamãs havaianos que permite aumentar o poder pessoal e exercer com maior eficiência a arte de abençoar. É uma forma simples de respirar que também é usada para fundamentar, centrar, meditar e curar. Não necessita de local ou postura especiais e pode ser feita enquanto se está em movimento ou parado, ocupado ou repousando, com olhos abertos ou fechados.

Em Havaiano a técnica é chamada PIKOPIKO, porque piko significa coroa, na cabeça e também umbigo. 


A técnica

1) Concentre sua atenção na maneira como você respira. Sinta o ar que entra e sai pelas suas narinas.

2) Coloque a palma de uma das mãos sobre o umbigo e a palma da outra no alto da cabeça, na coroa (centro de poder). Você pode também ter apenas a percepção dos dois pontos por meio da focalização...

3) Inspire focalizando sua atenção na coroa, e expire focalizando sua atenção no umbigo permaneça nesse exercício durante o tempo que quiser.

4) Quando se sentir relaxado, centrado e/ou energizado, imagine-se envolvido por uma nuvem invisível de luz ou por um campo eletromagnético e que sua respiração aumenta a energia dessa nuvem ou campo.

5) À medida que você abençoa, imagine que o objeto de sua bênção é envolvido pela mesma energia que o circunda. 


Variações:

a. Em vez da coroa e do umbigo mude a atenção de ombro para ombro, ou do céu para a terra.

b. Para ajudar a focalizar o campo de energia, imagine-o em cores, como uma tonalidade, um acorde ou um tinido…

- Serge Kahili King -