CHEGUE NA PAZ

25 de mai. de 2014


Um dos maiores erros da educação de filhos na atualidade é transmitir a ideia de que felicidade é um direito e que a função dos pais é facilitar o caminho dos filhos para serem felizes. Você pode desejar a felicidade dos seus filhos, mas nos seus planos não transmita a seus filhos a ideia de que a tarefa pertence aos pais. Felicidade é algo pessoal, intransferível e uma conquista. Sim, uma conquista que exige esforço, trilha individual e persistência.

Oferecer a seu filho a melhor condição social ou mesmo alguma diretriz religiosa não é nenhuma garantia de felicidade. São apenas condições que podem ou não sem usadas pelos filhos para que construam, eles próprios, o melhor para suas vidas. Cada filho é uma alma, com uma necessidade específica e com um mapa de evolução pessoal. Discernir o melhor a cada um é um desafio. Por essa razão, você que é pai, mãe ou educador comece a pensar que seus planos não garantem felicidade e que, a qualquer momento da caminhada com seus filhos, é apropriado repensar posturas, anseios e expectativas. Do contrário, você corre um enorme risco de cair na frustração e na culpa, principais sentimentos que os pais sentem ao verificar que seu filho não se encontra feliz.

A tarefa dos pais não constitui em moldar seus filhos para aquilo que você acredita que vai fazê-lo feliz. Muitas vezes esses servem para você e não para ele. Temos hoje uma geração de pais que passaram todo tipo de dificuldade e não querem que seus filhos se frustrem. Isso é um equívoco. 

Se você pode facilitar a vida de seu filho de alguma forma faça isso, mas acompanhe o nível de responsabilidade dele com o que você tem oferecido. Se isso não está sendo bem usado, limite. Não é tarefa dos pais fazer seus filhos felizes. Aliás isso não existe nas leis divinas. Isso é mais uma das ilusões sobre amor. 

Só podemos trabalhar com liberdade total pela nossa própria felicidade e quanto a dos outros, apenas podemos contribuir, incentivar. Você como pai e mãe pode colaborar com educação, apoio e luz para que eles, os filhos, construam essa tão almejada meta em suas vidas. Felicidade é intransferível.

Wanderley Oliveira