CHEGUE NA PAZ

21 de abr. de 2014


LIDANDO COM AS EMOÇÕES

As emoções são o resultado da nossa percepção diante das circunstâncias da vida, sejam elas positivas ou negativas, sendo que essas últimas, quando não são bem administradas, podem causar desequilíbrios como a depressão, o stress, acessos de fúria, síndrome do pânico, etc. 

A raiva, o medo e a tristeza, na verdade, são sentimentos naturais do ser humano e não devem ser reprimidos, mas, sim, observados para se entender o que eles estão tentando nos mostrar. 

Às vezes, eles podem estar ligados a aspectos da nossa personalidade que precisam vir à tona, serem reconhecidos e trabalhados para que a partir daí possamos agir sempre de forma harmoniosa e equilibrada. 

Devemos nos observar sempre e questionar de forma objetiva, com uma postura de receptividade e de abertura para as revelações que possivelmente teremos sobre nós mesmos. O medo, por exemplo, é o sentimento humano mais primitivo e está ligado ao instinto de sobrevivência.


Está ligado também ao esquecimento da nossa filiação divina e à ilusão de separatividade. É o não-reconhecimento da nossa origem que nos dá a sensação de desamparo, de abandono, de fragilidade diante de questões da vida. Somente a fé na Totalidade traz de volta o sentimento de completude interna, nos fazendo sentir mais fortalecidos e corajosos. 

A raiva geralmente é o resultado de um xeque-mate em nossas questões mais íntimas. Por que nos sentimos tão ofendidos e feridos no nosso orgulho? Na verdade, só o ego se sente ofendido ou magoado, por isso é importante discernir quais são as razões por trás dos sentimentos e das emoções. Será que esses sentimentos são egoístas ou não? Será que não se está precisando trabalhar a humildade ou o desapego?