CHEGUE NA PAZ

25 de mar. de 2014

luciano-Comparacao
Especismo é dar uma consideração desfavorável injusta a indivíduos que não pertencem a uma ou mais espécies. É um termo para se fazer uma analogia com o racismo. O especismo acontece toda vez que se dá uma consideração desfavorável a membro(s) de determinada(s) espécie(s) quando esse desfavorecimento é injusto.
O especismo acontece independentemente…
(1) Do grau de discriminação: assim como o racismo, o especismo não acontece somente quando se desconsidera totalmente o bem de um indivíduo, mas toda vez que a consideração que se dá a ele é menor do que seria justo.
(2) De se causar sofrimento: assim como é possível uma posição ser racista sem causar sofrimento às vítimas, é possível uma posição ser especista e não causar sofrimento às vítimas (causar outros tipos de danos injustamente, como por exemplo a morte ou impedir algum benefício que a vítima desfrutaria).
(3) De se causar morte: assim como é possível uma posição ser racista sem necessariamente matar as vítimas, é possível uma posição ser especista e não causar a morte das vítimas (causar outros tipos de danos injustamente, por exemplo).
(4) De se estar a escravizar, explorar, usar o indivíduo em questão: assim como o racismo, o especismo acontece quando membros de determinada(s) espécie(s) estão, injustamente, em uma situação pior do que membros de outra(s). Isso é assim independentemente da causa dessa situação ser a escravatura, exploração, uso, ou não. É, obviamente, racista dizer “não temos dever de socorrer os membros desta(s) raça(s) porque os males que os atingem não são fruto da escravidão, e sim, de acontecimentos naturais como doenças e morte por inanição”. Da mesma maneira, é especista afirmar “não temos dever de socorrer os membros desta(s) espécie(s) porque os males que os atingem não são fruto da escravidão, e sim, de acontecimentos naturais como doenças e morte por inanição”.
(5) Da espécie escolhida como critério de favorecimento/desfavorecimento: assim como o racismo não acontece apenas quando se defende que os membros da raça x devem ser favorecidos injustamente, o especismo não acontece apenas quando se favorece injustamente os membros de determinada espécie (por exemplo, humanos), mas sim, quando se favorece injustamente a membros de determinada(s) espécie(s) sobre membros de outra, não importando quais espécies.
(6) Da razão oferecida como critério de discriminação ser o pertencimento à própria espécie ou alguma outra razão: o racismo não acontece somente quando se dá como motivo para a discriminação o fato de alguém pertencer à determinada raça. Acontece, por exemplo, também quando se diz “membros da raça x devem ser discriminados porque possuem a característica y”. Da mesma maneira, o especismo não acontece somente quando se dá como motivo para a discriminação o fato de alguém pertencer à determinada espécie. Acontece, por exemplo, quando se diz: “membros da espécie x devem ser discriminados porque possuem a característica y”. Assim sendo, afirmar que “estamos justificados a discriminar os animais não humanos porque eles são menos inteligentes” é também especismo, assim como seria racismo dizer “estamos justificados a discriminar os membros da raça x porque eles são menos inteligentes”. Especismo indireto também é especismo, porque em ambos os casos está-se a desfavorecer injustamente a alguém que pertence a determina espécie.
(7) Da importância dos interesses que estão em conflito: assim como o racismo, o especismo não acontece somente quando se favorece o interesse banal de membros de um grupo em detrimento de um interesse vital de membros de outro grupo. Essas são formas mais extremas de racismo e especismo (incrivelmente, essa forma mais extrema de especismo é praticada todos os dias pela maioria de nós, que consome produtos de origem animal, já que causa sofrimento intenso e morte a indivíduos de um grupo com vistas a fomentar o interesse por um tipo de comida específica não necessário a membros de outro). Contudo, o especismo acontece também quando se dá consideração em graus diferentes para interesses que são semelhantes.
Por Luciano Carlos Cunha * Doutorando em Filosofia (Ética) no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), licenciado em Educação Artística com habilitação em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), colaborador da revista eletrônica Pensata Animal, colunista do site ANDA e autor do blog Especismo Não!