CHEGUE NA PAZ

26 de dez. de 2013

Mensagens SEICHO-NO-IE


A Seicho-No-Ie é um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus. É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus. Com sede no Japão, foi fundada em 1º de março de 1930, pelo prof. Masaharu Taniguchi. Uma peculiar característica da Seicho-No-Ie é a divulgação da filosofia através de livros. Sua obra fundamental é A Verdade da Vida, cujo conteúdo é um tratado de filosofia, religião, parapsicologia, medicina psicossomática ética, psicologia aplicada, sociologia, economia, política, educação, enfim, é uma filosofia-base de tudo que se refere à atividade humana. 

NOSSO LAR É MORADA DE FILHOS DE DEUS. 
É A CASA DE DEUS.

Somos filhos de Deus. Nossa casa é morada de filhos de Deus. O amor de Deus preenche este lar, e nós, que aqui moramos, desfrutamos paz, alegria e tranquilidade. Em todos os cantos resplandece a luz da Vida, e vivemos transbordantes de Vida, envoltos numa atmosfera de felicidade. 
(do livro Sutra Sagrada A Verdade em Orações - Masaharu Taniguchi)

QUEM ORA CONSTANTEMENTE A DEUS 
CONCEBE BOAS IDÉIAS.

Idéias que vêm à mente de modo repentino podem mudar o destino. Certa pessoa teve a idéia repentina de tomar um táxi, foi envolvida num acidente e sofreu as sequelas pelo resto de sua vida. Uma outra resolveu, subitamente, visitar certo amigo e acabou fechando um ótimo negócio. O tipo de idéia repentina depende da postura mental que a pessoa mantém habitualmente. Quem pensa sempre em Deus e faz orações concebe repentinamente boas idéias. 
(Do livro Nobiyuku Hibi no Kotoba - Seicho Taniguchi)

O SER HUMANO VERDADEIRO 
NÃO É O CORPO CARNAL, 
MAS, SIM, A PRÓPRIA VIDA.

Muitas pessoas continuam a acreditar que o ser humano seja mero carnal, mas na realidade o corpo é uma espécie de "instrumento" para ser usado nesta vida. O dono desse "instrumento" é um ser maravilhoso, dotado de força infinita, que vive eternamente. Em outras palavras, é o imortal filho de Deus. 
(Do livro Sei to Shi no Oshie - Seicho Taniguchi)

TENHA SEMPRE PENSAMENTOS POSITIVOS 
E VISUALIZE UMA VIDA FELIZ.

A vida é construída por meio de pensamentos. Quem toma conhecimento desse princípio básico obtém saúde e prosperidade e torna-se capaz de constituir uma vida familiar harmoniosa. Não se atenha aos infortúnios e aos fracassos do passado e mentalize com convicção: "A partir de agora, tudo vai melhorar, com certeza". E inicie assim uma vida norteada por palavras positivas. 
(Do livro Kotoba wa Ikiteiru - Seicho Taniguchi)

REVERENCIE OS OUTROS 
E TAMBÉM A SI PRÓPRIO. 
TODOS SÃO FILHOS DE DEUS.

Não fale mal dos outros nem na ausência deles. Se falar mal, surgirão males ao seu redor, pois a palavra é semente. Trate todas as pessoas com amor e respeito e ore pela felicidade delas. Todos são um perante Deus e mantêm união intrínseca. Por isso, o infortúnio de um acaba se refletindo no outro, tornando-o também infeliz. 
(Do livro A Verdade da Vida, vol. 38 - Masaharu Taniguchi)

A RIQUEZA É A CONCRETIZAÇÃO DAS IDÉIAS 
QUE TORNAM AS PESSOAS FELIZES.

O Universo está repleto da Sabedoria infinita de Deus. Quem deseja prosperar deve sintonizar com as idéias que tornam o homem feliz, repletas no Universo. Para isso, cada um deve despertar dentro de si o desejo de tornar feliz o próximo. 
(Do livro 365 Itens para Alcançar o Ideal, vol. 1 - Masaharu Taniguchi)



NUM LAR REPLETO DE BOAS PALAVRAS, 
CRESCEM BONS FILHOS.

Crianças são como aparelhos receptores muito sensíveis. Por isso, as boas palavras ditas perto delas produzem efeitos altamente benéficos. Bons sentimentos, tais como bondade, compaixão, amor e aspiração às coisas sublimes, que estão arraigados em nossa alma, foram, em sua maior parte, gravados na mente durante a infância pelas vibrações das boas palavras ditas pelos adultos, principalmente pelas vibrações da fisionomia sorridente e das palavras carinhosas de nossa mãe. 
(Do livro A Verdade da Vida, vol. 14 - Masaharu Taniguchi)

A CAPACIDADE SE MANIFESTA 
QUANDO A MENTE A RECONHECE. 

Frequentemente, ouço alguém se lamentar: "Sou um fracasso". Mas tal idéia é errada. Todos são filhos de Deus e, conforme essa natureza, são originalmente perfeitos. Porém, neste mundo só se manifesta o que é reconhecido pela mente e, portanto, o que a mente não reconhece é como se não existisse. Ao ser reconhecido, o que está oculto manifesta-se claramente. 
(Do livro Shinsei o Hikidasu Tamenl - Seicho Taniguchi)

SE VOCÊ MUDAR SUA MENTE, 
SEU DESTINO TAMBÉM MUDARÁ.
O destino do ser humano é traçado pela mente. Mudando a mente, tudo muda. A mente verdadeira de todas as pessoas é a mente do filho de Deus. Portanto, originalmente, você é calmo, honesto, gentil e afetuoso. Se você manifestar plenamente essa mente verdadeira, com certeza o seu destino mudará para melhor.
 (Do livro Sawayakani Kuraso - Seicho Taniguchi)

"ESTAR VIVO" SIGNIFICA 
"ESTAR SENDO VERIFICADO POR DEUS".

Muita gente, expressando-se de modo egocêntrico, diz: "Eu vivo com minha própria força". Mas essa idéia é equivocada. Todas as pessoas estão vivas porque são vivificadas, orientadas e protegidas pelo Amor e Sabedoria de Deus, dos antepassados e dos pais. "Estar vivo aqui e agora" significa, portanto, "estar sendo vivificado aqui e agora".
 (Do livro Shinri wa Seikatsu ni Arl - Masaharu Taniguchi)

DEUS SE MANIFESTA POR MEIO 
DE NOSSO PRÓPRIO ESFORÇO.

Nosso desejo sincero, o anseio do fundo de nossa alma, há de se concretizar, com certeza. Mas não devemos deixar de lado os nossos próprios esforços - imprescindíveis para a concretização dos desejos - pensando: "Deus fará com que nosso desejo se realize". Existe o velho ditado: "Deus ajuda os que ajudam a si próprios". A Força de Deus se manifesta por meio de nosso próprio esforço.
 (Do livro Convite à Prosperidade, vol. 1 - Masaharu Taniguchi)


AGRADEÇAMOS POR TUDO 
QUE É NATURAL E NORMAL.

Existem muitas pessoas que ainda não sabem quão abençoado é o estado natural e normal. É preciso reconhecer a bênção de ter duas pernas, de poder ver e ouvir, enfim, de ter o corpo normal. Quando algo falha, as pessoas anseiam por voltar à normalidade, mas antes de mais nada, devem refletir se, até então, costumavam agradecer pelo estado natural e normal. 
(Do livro Kagirinaku Utsukushil - Seicho Taniguchi)

SUBSTITUINDO O QUERER PELO DOAR, 
TORNAMO-NOS FELIZES.

Nesta vida, existe a lei segundo a qual "quem rouba será roubado". Paralelamente, existe também o princípio: "Dá, e receberás". Se tivermos a disposição mental de doação, praticando boas ações e cultivando a riqueza espiritual, seremos benquistos por muita gente, receberemos os frutos de nossas doações e prosperaremos. 
(Do livro Kansha no Kissekl - Seicho Taniguchi)

SEGUINDO O GRANDE CAMINHO DE DEUS, 
NUNCA DEPARAMOS COM BARREIRAS.

Deus é o Grande Caminho. Seguindo esse Grande Caminho, em nenhum momento ficamos sem saída. Que devemos fazer para trilhar o Grande Caminho? Precisamos orar. Devemos abandonar o apego a nós mesmos, procurar sinceramente comungar com Deus e, por meio da Meditação Shinsokan, alcançar o estado de união com Deus. (Do livro Sutra Sagrada A Verdade em Orações - Masaharu Taniguchi)

GRATIDÃO A DEUS, AOS ANTEPASSADOS 
E AOS PAIS É A BASE DA VIDA DO SER HUMANO.

Para ser feliz, o ser humano precisa manter firme o alicerce da Vida, e isso consiste em agradecer a Deus, aos antepassados e aos pais. Nós viemos a este mundo pelo poder de Deus, através de nossos antepassados e nossos pais, e devemos manter o sentimento de gratidão a eles. A base da vida de uma pessoa mantém-se firme quando ela presta reverência a Deus, ora pelo bem-estar dos antepassados e é dedicada aos pais. (Do livro Shinri Seikatsu ni Arl - Masaharu Taniguchi)

O SER HUMANO É DOTADO 
DE FORÇA INFINITA.

No ser humano, estão latentes a Força infinita, a Sabedoria infinita e a Capacidade infinita. Mas são poucas as pessoas que se revelam. Somente aquelas que conseguem trazê-las à tona alcançam progresso e êxito. Antes de exigir mais empenho dos outros, reconheça que não tem exigido suficientemente de si próprio. Você possui muito mais força para exteriorizar. 
(Do livro A Verdade, vol.1 - Masaharu Taniguchi)

A VERDADEIRA BELEZA RESPLANDECE 
COM O ATO DE BONDADE.
A verdadeira beleza da alma se revela quando a pessoa transcende o apego a si e se dedica sinceramente para o bem de todos. Nesse estado de desprendimento, manifesta-se o que há de divino nela. Então, a Luz de Deus se manifesta em sua aparência e em suas atitudes.
 (Do livro Kõfuku no Genrl - Masaharu Taniguchi)


A FISIONOMIA ALEGRE É UMA ANTENA 
QUE ATRAI A FELICIDADE.

Quando começar a se sentir deprimido, mire-se no espelho e faça a fisionomia mais alegre possível, sorrindo para a imagem refletida. Repita mentalmente, várias vezes: "A partir de agora, este rosto alegre será antena que atrairá a felicidade". A fisionomia alegre funciona como uma antena que sintoniza com o "destino feliz". 
(Do livro Viver Junto com Deus - A Verdade em 365 Preceitos - Masaharu Taniguchi)

QUEM APROVEITA BEM AS HORAS 
MATINAIS LEVA UMA VIDA PLENA.

Dependendo de como você aproveita as primeiras horas matinais, período em que a mente está límpida, você pode tornar-se grandioso ou medíocre, vitorioso ou fracassado, culto ou ignorante. Com o bom aproveitamento do tempo, é possível desenvolver a sua capacidade inata e exteriorizá-la. Empenhe-se em aumentar cada vez mais a sua capacidade aproveitando ao máximo as primeiras horas da manhã. 
(Do livro A Verdade da Vida, vol.7 - Masaharu Taniguchi)

QUEM MANIFESTA GRATIDÃO E ALEGRIA 
ENCONTRA A FELICIDADE IMEDIATAMENTE.

A felicidade é um estado mental. Cabe à mente buscar a felicidade e concretizá-la. Com a mente repleta de gratidão e alegria, podemos encontrar a felicidade imediatamente. O sentimento de gratidão e de alegria torna agradável a fisionomia da pessoa, o que contribui também para o êxito no trabalho. Para os que estão sempre com a fisionomia risonha e agradável, é uma constatação o provérbio japonês que diz: "Rir traz a felicidade". 
(Do livro Ai to Kobõ no Messejl - Seicho Taniguchi)

TER A MENTE RADIANTE 
É A MAIOR VIRTUDE.

Ter a mente luminosa é a máxima virtude. Deus é Luz Infinita. A mente em sintonia com Deus constitui a fonte da felicidade. Afaste-se tristeza! Venha, alegria! Ao mentalizarmos fatos alegres, eles se concretizam. A mente possui uma força magnética. Juntam-se ao nosso redor todos os fatos e coisas que a nossa mente atrai. (Do livro Kõfuku o Hiraku Kagl - Masaharu Taniguchi)

VEJA A LUZ, E NÃO A TREVA. 
COM ISSO, TUDO MELHORA. 

A Luz existe em todo lugar. Mesmo que você seja acometido por uma doença, a maior parte do seu organismo permanece sadia, funcionando bem. Além disso, seus amigos oram por você. Pense nisso, agradeça-lhes sinceramente e tenha pensamentos alegres e luminosos. Assim, a doença desaparecerá rapidamente. 
(Do livro Ai to Kibõ no Messejl - Seicho Taniguchi)

SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS, 
IRMÃOS LIGADOS PELA VIDA.

Somos todos um em Deus. Por isso, a doença do outro suscita sofrimento em nós. Nenhum de nós é um ser isolado. Cada pessoa é um indivíduo, mas não é uma existência solitária - assim é a Imagem Verdadeira do ser humano. Esta não é, absolutamente, uma característica contraditória. A natureza do homem é a de "um estar em todos, e todos estar em um". 
(Do livro Para Concretizar o Amor e a Oração - Seicho Taniguchi)


O SER HUMANO É DOTADO 
DE FORÇA CURATIVA.

Foi Deus, e não o homem, quem criou o corpo humano. Quando o corpo adoece, entra em ação a maravilhosa força curativa latente, que promove a cura. Por isso, não devemos considerar o ser humano mero corpo carnal, mas, sim, reconhecer a força criativa de Deus alojada nele e, com a mente repleta de alegria e vivacidade, fazer com que essa força se manifeste intensamente e promova a cura. 
(Do livro Akaruku Tanoshiku Jinsei O - Seicho Taniguchi)

O SORRISO TEM O PODER 
DE ILUMINAR O MUNDO. 

O sorriso propaga boas vibrações entre as pessoas e ilumina o mundo. Quando, por descuido, causarmos transtornos a alguém ou esbarrarmos em alguém, devemos pedir-lhe desculpas sorrindo de modo amigável. Assim, tanto a pessoa como nós próprios nos sentiremos bem e haverá uma atmosfera pacífica entre as partes.
 (Do livro Kagayaku Mirai ga Matteiru - Seicho Taniguchi)

QUANDO DEDICAMOS TODOS OS ESFORÇOS 
NA TAREFA ATUAL, ABRE-SE A PORTA DO FUTURO.

O ser humano vem a este mundo para viver cada momento da vida com todas as forças. Devemos todos nos empenhar em aprimorar a alma, valorizando o passado e visualizando um futuro radioso. Dedique todos os esforços naquilo que deve ser feito agora. Só assim abrir-se-á a porta de seu futuro. É essencial cumprir bem a missão que lhe cabe no momento.
 (Do livro Nobiyuku Hibi no Kotoba - Seicho Taniguchi)

QUEM CONHECE DEUS 
NUNCA ESTÁ SÓ.

Quando sentir solidão, ore a Deus e mentalize: "Deus é meu Pai, meu Amigo, meu Espírito Protetor. Para quem conhece Deus não existe solidão. Conheci Deus, o Espírito Supremo, que é o Pai eterno, Mãe eterna, Amigo eterno, Protetor eterno. Quando eu O chamo, Ele me atende imediatamente".
 (Do livro A Verdade, vol 10 - Masaharu Taniguchi)

BOA ATMOSFERA PESSOAL POSSIBILITA 
REALIZAR GRANDES OBRAS.

O verdadeiro autor dos atos que um indivíduo é a sua personalidade. Existem pessoas que irradiam uma atmosfera agradável e alegre como dias primaveris. Quando há alguém assim no local de trabalho, toda a equipe se sente animada e a produtividade aumenta. Devemos nos esforçar para ser pessoas que irradiem tal atmosfera. 
(Do livro A Verdade da Vida, vol.7 - Masaharu Taniguchi)

GRATIDÃO AOS PAIS É ESSENCIAL PARA 
A HARMONIA NAS RELAÇÕES HUMANAS.

Quem nutre ódio e rancor contra os pais acaba trilhando um destino infeliz. Os pais amam os filhos. Quando o filho tem a clara noção desse fato, tudo vai bem. Mas, quando ele não tem consciência disso, não percebe quão maravilhosa é a vida e torna-se incapaz de aceitar com o coração dócil o amor dos outros. 
(Do livro Motto Kõfuku ni Nareru - Seicho Taniguchi)

AMOR VERDADEIRO É "AMOR-DOAÇÃO".

Às vezes, alguém diz: "Fiz muito pelo fulano". Será que ele agiu assim sem esperar retribuição? Será que não contava com uma recompensa? Se esperava ser recompensado, não agiu por amor. Queria apenas "investir" no outro. Amor verdadeiro é "amor-doação". Quando agimos com esse amor, a Sabedoria de Deus entra em ação e surge naturalmente um mundo feliz e próspero.
 (Do livro Sõzõteki Jinsei no Tamenl - Seicho Taniguchi)

JUSTAMENTE QUANDO A SITUAÇÃO
 PARECE SEM SAÍDA, VISLUMBRAMOS UMA LUZ.

A capacidade de enfrentar e resolver problemas de qualquer natureza é conseguida por meio da atitude positiva de cumprir com boa vontade as difíceis tarefas que nos cabem. Justamente quando ocorrem sucessivas dificuldades e parece que chegamos ao limite de nossas forças é que surgem as primeiras luzes para a solução dos problemas. A hora mais escura da noite é a mais próxima do alvorecer. 
(Do livro O Livro dos Jovens - Masaharu Taniguchi)



PALAVRAS DE LUZ/2007 - Preceitos diários
http://www.sni.org.br