CHEGUE NA PAZ

25 de fev. de 2013

Poderoso Cavalo


Que traz o poder de correr pelas amplas planícies, trazendo a visão dos escudos, dançando na chuva púrpura do sonho.

Roubar cavalos é roubar poder, afirmava um ditado repetido com frequência pelos antigos índios, ilustrando a estima que devotavam ao cavalo. O cavalo representa o poder tanto no mundo físico quando na esfera espiritual e, em diversas práticas xamanistas ao redor do mundo, o cavalo possibilita que os xamãs voem pelos ares para chegar aos céus.

O Andarilho dos Sonhos, um poderoso xamã, estava caminhando pela planície para visitar a nação Arapaho. Ele carregava seu cachimbo e a pena amarrada em seu longos cabelos negros apontava para o chão, indicando que ele era um homem de boa paz, até que, ao transpor uma elevação, ele percebeu uma manada de cavalos selvagens correndo em sua direção.

O garanhão negro aproximou-se de Andarilho dos Sonhos e perguntou-lhe se ele empreendera sua jornada em busca de uma resposta, dizendo-lhe ainda: eu venho do vazio, onde reside a resposta. monte em meu dorso e conheça o poder de atravessar as trevas para encontrar a luz. O Andarilho dos Sonhos agradeceu o convite do garanhão negro e aquiesceu em visitá-lo quando seu poder se fizesse necessário.

A seguir, o garanhão amarelo aproximou-se do Andarilho dos Sonhos e ofereceu-se para conduzi-lo ao leste, onde reside a iluminação, pois assim ele poderia partilhar as respostas que lá encontrasse com os outros, instruindo-os e iluminando-os. O Andarilho dos Sonhos agradeceu, afirmando que não deixaria de usar os presentes de poder que lhe oferecera ao longo de sua jornada.

O garanhão vermelho então se aproximou, empinando-se alegremente, e falou com o Andarilho dos Sonhos a respeito das alegrias contidas no equilíbrio entre o trabalho, o poder e as doces alegrias dos divertimentos. Ele advertiu ao Andarilho dos Sonhos que prestasse atenção aqueles que entremeavam suas lições com o humor. O xamã agradeceu e prometeu-lhe que não se esqueceria de usar sempre o dom da alegria.

Quando o Andarilho dos Sonhos já estava próximo de seu destino e já podia perceber ao longe a nação Arapaho, o garanhão branco destacou-se da manada para permitir que o Andarilho dos Sonhos pudesse montá-lo, pois ele era o portador que carregava as mensagens de todos os demais cavalos da manada, representando a sabedoria do poder. Personificação do escudo mágico bem equilibrado, este magnifico cavalo reitera que nenhum abuso de poder será capaz de conduzir à sabedoria. O garanhão branco disse ao seu cavaleiro: Andarilho dos Sonhos, você empreendeu esta jornada para aliviar o sofrimento de seus irmãos, para partilhar o cachimbo sagrado e curar a mãe terra. Você adquiriu a sabedoria por meio da humildade, pois soube reconhecer que é um instrumento do grande espírito. assim, enquanto eu o carrego em meu dorso, você carrega todo o seu povo em suas costas. Em sua grande sabedoria, você sabe que o poder não é concedido a quem não o merece, mas unicamente aqueles predispostos a empregá-lo com discernimento e equilíbrio.

O Andarilho dos Sonhos, o xamã, foi curado e transformado pela visita dos cavalos selvagens e compreendeu que sua missão, ao chegar na nação Arapaho, era a de compartilhar os presentes de sabedoria que recebera ao longo do caminho.

Ao compreender o poder do cavalo, você irá sentir-se compelido a confeccionar um escudo de equilíbrio. O verdadeiro poder é a sabedoria e esta somente é obtida quando se mantém viva a lembrança de tudo o que ocorreu com você ao longo de usa jornada aqui na terra. A sabedoria brotará dentro de você quando você se lembrar de jornadas percorridas com outros mocassins. A compaixão, a bondade, o amor e a disposição em ensinar e compartilhar os dons e os talentos que lhe foram concedidos constituem as verdadeiras sendas para o poder.


Cartas Xamânicas - Jamie Sams ; David Carson