CHEGUE NA PAZ

22 de ago. de 2012



AMOR INCONDICIONAL
Animais de estimação fazem bem.


Está comprovado cientificamente: ter um bicho em casa contribui e muito 
 para uma rotina antiestresse, cheia de qualidade de vida.

Não é à toa que o Brasil tem hoje 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação, a Anfal Pet - isso, sem contar outros bichos. São números que não param de se multiplicar, assim como as histórias que você já deve ter ouvido sobre essa relação de amor incondicional: animais amam seus donos sem julgar seus defeitos.

Esse é apenas um dos pretextos básicos para ser seduzido por um deles. No mínimo, ter um pet eleva a autoestima humana e transmite segurança a quem está perto. A explicação é biológica: envolver-se com a natureza traz essa sensação de estabilidade.

Fato é que, se você mora em casa, então, tem ainda mais motivos para adotar um bichinho. Afinal, a natureza também traz conforto biológico a eles, é seu habitat primitivo. E assim, a relação humanos/animais não causa distúrbios aos dois.

Investir tempo e afeto na relação ajuda a evitar distúrbios de comportamento.

Mas não são apenas cães e gatos que provocam sensações positivas. Observar um peixe em um aquário pode ter efeitos semelhantes aos da hipnose, reduzindo a ansiedade, por exemplo, de pacientes esperando por cirurgia. Além de que, tanto para adultos, como para crianças, interagir com animais diminui a pressão arterial.

Mas é importante lembrar que animais tem tanto sentimento quanto os humanos, e necessitam de cuidados, ensinamentos e atenção como uma criança. Adotar e logo depois querer se livrar do animal, é tão cruel quanto fazer isso com uma criança. Somos todos seres vivos, nos comunicando ou não.

Então tratem bem seus animais... 

eles merecem tanto quanto nós.