CHEGUE NA PAZ

9 de jul. de 2012

Depressão - Doença da Alma

O que realmente aconteceu. Nada parece ser como antes. A alma está doente. O corpo sente esse desânimo diante da vida.
Mas por que a alma adoeceu?
Talvez por falta de cuidado com o estímulo que lhe dá força – Uma enorme falta de amor? Como não ama primeiro, com isso interdita a via por onde pode ser amado. Daí sentir essa falta de perspectiva, ou parece mesmo perdeu a capacidade sequer de sonhar em ser feliz? O espírito sente quando a vida está se esgotando, sem objetivo. Ou porque não quer enfrentar a própria realidade, porém que é bem menos dura que supõe. Se soubesse quanto força tem dentro de si, enfrentá-la-ia.
Quantas pessoas, de repente, deixaram-se levar por esse desencanto pela vida, que prostra a criatura e a deixa sem vontade de viver?
Quais as causas?
São muitas. É difícil avaliar as sutilezas da alma. Desde pequeno desentendimento familiar, até os mais graves casos de consciência. Ou porque se sentiram rejeitados pela pessoa amada, ou porque querem chamar a atenção de determinada pessoa, que é mais complicado, porque cria algo que não consegue trabalhar dentro de si, muitos também por falta de um objetivo claro para sua vida. Outros porque atingiram um objetivo e sentem que não tem mais porque lutar.
Mas o que fazer para sair desse estado depressivo?
Qual a causa determinante? É verdade que em muitos casos tem até origem lá no passado, além das fronteiras físicas? Que surgindo à ocasião própria para eclodir, explode com toda a sua força, ou serão conseqüências daqueles problemas mal resolvidos de ontem mesmo?
Porém seja como for, nesse caso precisa de ajuda, aliás, importante que algo faça para debelar o mal pela raiz, porque nesses momentos pode praticar muito mal contra si próprio, inclusive permitir que se transforme em obsessão, se não der força ao seu psiquismo, que antes devido a sua vitalidade, estava longe, mas nesses momentos de fraquezas, até orgânica também, aproxima-se e a põe fora de combate, e a cada dia mais se enfraquece tanto física como psiquicamente, permitindo muitas vezes que outras inteligências dominem a sua vontade, sofrendo o assédio de entidades que ali estão por qualquer motivo, mas nunca sem motivo, visto que é mais freqüente acontecer, mas o importante é que tudo tem remédio.
Basta que se busque no lugar certo e o interessado receba o tratamento adequado, porque por si só ficará muito difícil sair desse estado depressivo profundo, cuja vítima não tem mais força para reagir e ser ajudada, nesse ponto que uma terceira pessoa é que fará esse trabalho de base. Na atualidade é um dos flagelos da sociedade. Muitas vezes pessoas bem situadas, de repente perde o sentido de viver.
Se a causa é física é aconselhável consultar um profissional da área; se de natureza espiritual, busque a terapia espírita, porque ela é capaz de dar-lhe todo o apoio que precisa.
Nesses casos mais graves a pessoa não ajuda, aliás, muitas vezes ela não quer sair daquele quadro, porque sente que está sendo digna de atenção, mas se de repente “sarar” as pessoas se distanciariam. Assim quer manter pessoas por perto, certamente em parte por carência afetiva, mas como for a causa, necessita de tratamento urgente de maneira que não se aprofunde o quadro depressivo e torne-se um quadro de difícil reversão, ou um impedimento que dificulte retornar a vida de normalidade de antes.
Por isso o caminho é penoso, quando estiver ainda só na superfície pode ser facilmente revertido esse quadro de incerteza, no exato momento que decidir mudar as diretrizes de sua vida.
Agora o tratamento preventivo contra a depressão é ter um objetivo de longo prazo no campo do voluntariado do bem, em qualquer área que possa se adaptar, porque poucas pessoas, infelizmente compreendem de pronto o alcance da força na prática do bem, consubstanciando no amor e na caridade. Esse nobre exercício da alma, sem contradita presta enorme beneficio a quem o pratica, como se diz na linguagem popular, “quem faz o bem não tem tempo para ser infeliz”, por conseguinte, é um poderoso antídoto contra a depressão, isto está provado através de estatística, que aqueles que se dedica a amparar os outros são os menos sujeitos ao estado de prostração, porque compreende que a dor é repartida de conformidade com a capacidade de cada um, não havendo nenhum desfavor das leis divinas, mas o meio para que todos possam educar os seus sentimentos, pois a pessoa recebe daquele bem que proporciona aos outros.
Você também é candidato a esse exercício da alma que lhe trará enorme beneficio.
Mas não perca tempo, seja um voluntário ainda hoje na escola do amor ao próximo.
Não se atrase porque muitas pessoas podem estar a sua espera, e você pode fazer essa diferença, com certeza, além de receber o amparo daqueles que tenta auxiliar, pois que as leis da vida são solidárias, receberá daquilo que doa. Colherá da semente que plantou. Por isso cultive o bem sempre.
Assim aproveite esse momento para tomar uma decisão, seja um voluntário no bem, porque dessa atividade dependerá o seu equilíbrio emotivo, e conserve sempre firme o propósito de servir, além de que compreenderá que a dor bate a porta de todos, independentemente de qualquer condição social, e amando os outros que sofrem mais, pode, nesse caso, estar resguardando a sua integridade moral para alcançar os altos objetivos da vida que sempre sonhou, ainda que pareça um momento de derrota íntima, pode ser o prelúdio de um recomeço onde realizará aquele sonho mais belo, longamente acalentado em seu coração. Não se deixe abater porque àquele que ama em toda a parte há vida em abundância. E por derradeiro apelo, Deus não abandona os seus filhos. Tenha confiança e viva.


Áulus
Otacir Amaral Nunes
Campo Grande/MS