CHEGUE NA PAZ

9 de out. de 2011

Como ser feliz... se tantos sofrem?

Quem vive de olhos abertos, consciente das dores que se erguem por toda extensão da Terra, vive angustiado. Vive intranquilo, sabendo que o pão que ele come, milhares não o tem para comer. Sabendo que os cobertores de lã que o protegem contra o frio, milhares de pobres também gostariam de tê-los. Sabendo que as sobras da mesa de muitos, poderiam livrar outros tantos da fome, se alguém se lembrasse de um gesto de irmão. Sabendo que muitas lágrimas jamais precisariam serem choradas, se houvesse um pouco mais de amor em tantos corações que nunca souberam compreender.

É terrível saber que diariamente milhares de pessoas morrem de fome!

É terrível saber que uma pequena porcentagem da humanidade possui 85% das riquezas mundiais, e que os outros 85% dos homens precisam contentar-se com a injusta desproporção dos restantes 15%.

É terrível saber (e presenciar) irmãos abandonados, totalmente ao léu, sem teto, sem pão e sem roupa.

É terrível ver esposa e sete filhos assistirem o seu pai, morrendo aos poucos, exclusivamente por não terem - como os outros - recursos financeiros (porque assim os médicos não se interessam e não há INSS, porque nunca houve condições de contribuir).

É terrível constatar que em grandes centros há viciados que num dia gastam mais do que um operário ganha num mes inteiro, para sustentar sua família.

É terrível ler manchetes e escutar noticiários onde só se fala em sequestros, violências, morte, fome, guerra e lembrar-se então que TODOS SOMOS IRMÃOS!

É mais terrível ainda ouvir que 'fulano de tal' esbanjou, em uma noite, para uns poucos convidados, regiamente atendidos com talheres de ouro e pratarias, o suficiente para alimentar um mes inteiro mais de cem famílias pobres do lugar!

COMO CONSERVAR A ALEGRIA E SORRIR, DIANTE DESSES NÚMEROS ASSUSTADORAMENTE FRATRICIDAS?...

- Se eu nada fizer para amenizar a dor ou diminuir a fome, não tenho o direito de sorrir tranquilo. Minha alegria terá fraternidade, apenas quando eu não me conformar com essa situação.

Se há tanta tristeza no mundo, minha tristeza serviria apenas para aumentar a dor.

PRECISO CONTINUAR SORRINDO, MAS NÃO SEM DEIXAR DE AGIR.

Na hora em que eu cruzar os braços, minha alegria será alienada.

E essa não serve para um cristão!