CHEGUE NA PAZ

15 de mai. de 2011

Você sabe A M A R ?

Eu estou aprendendo. Estou aprendendo a aceitar as pessoas; mesmo quando elas me desapontam.

Quando fogem do ideal que tenho para elas. Quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas.

É difícil aceitar as pessoas assim como elas são. Não como eu desejo que elas sejam. É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo...

...Estou aprendendo a AMAR...
Estou aprendendo a escutar...
Escutar com os olhos e ouvidos...
Escutar com a alma...
E com todos os sentidos.

Escutar o que diz o coração...
O que dizem os ombros caídos...
Os olhos, as mãos irrequietas.

Escutar a mensagem que se esconde
Por entre as palavras corriqueiras, superficiais.

Descobrir a angústia disfarçada...
A insegurança mascarada... 
A solidão encoberta...
Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada...
A vanglória exagerada.

Descobrir a dor de cada coração...
Aos poucos, estou aprendendo a amar.

Estou aprendendo a perdoar.
Pois o amor perdoa, lança fora as mágoas e apaga as cicatrizes
Que a incompreensão e insensibilidade gravaram no coração ferido...

O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos
Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração
O amor perdoa, esquece...
Extingue todos os traços de dor no coração.

Passo a passo, estou aprendendo a perdoar, a amar
Estou aprendendo a descobrir
O valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas
Valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão
Carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos...

Estou aprendendo a ver, nas pessoas a sua alma
E as possibilidades que Deus lhes deu.
Estou aprendendo...
Mas como é lenta a aprendizagem!
Como é difícil amar incondicionalmente...

Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo...

Vamos tentar amar nossos irmãos como Deus nos ama...