CHEGUE NA PAZ

20 de fev. de 2011

Tome uma atitude libertadora

A vida é uma aventura maravilhosa. Cada um terá a vida que decidir ter. Essa é a maior aventura. Descobrir-se o(a) arquiteto (a) da sua existência traz à consciência a importância de viver o presente, o único espaço onde é possível traçar o desenho de uma existência plena.

A maior parte das pessoas vive em função do passado ou do futuro, sem perceber que ao fazer isso, está impondo limites a si próprio (a) e descartando as possibilidades que se apresentam, a cada momento, de ser feliz. Deixar o passado onde ele está e seguir olhando para frente, pisando o chão sob seus pés, sem se deixar levar por expectativas em relação ao futuro, abre espaço para o verdadeiro presente que todos recebemos: estar presente no momento presente.

Para colocar em prática essa atitude libertadora, é preciso entrar em contato com o que se encontra presente na sua consciência e assim, deixar ir embora o que não funciona para dar espaço ao que você verdadeiramente deseja. Para isso, é importante ter a noção mais do quanto você vive no presente, se quiser saber se as mágoas e os ressentimentos em relação ao passado ou as preocupações com o futuro dominam a sua vida, faça um teste.

Pegue uma folha de papel ou abra um arquivo de texto no seu micro. Por alguns momentos, busque os seus pensamentos mais freqüentes. O que costuma ocupar a sua mente? Faça uma lista de sentimentos que lhe ocorrem. O que surge na consciência quando pensa nos seus desejos e objetivos?

Faça 3 colunas e escreva em cada uma delas: passado, presente e futuro.
Preencha cada uma delas com os pensamentos anotados. Assim: recordações, medos, angústias, tudo o que estiver relacionado com o que passou vai para a coluna do passado. O que está ligado com a ansiedade, expectativas, desejos, planos e preocupações com o que virá, fica na coluna do futuro.

Na coluna do presente, coloque os pensamentos voltados para o momento exato que está vivendo, sem ligação com o que foi ou com o que será. É provável que você descubra que quase toda a sua energia está indo para o passado e para o futuro bloqueando o único tempo em que é possível plantar e nutrir as sementes do que se deseja colher: o momento presente.

O fantástico é que, ao viver plenamente o agora, não será necessário preocupar-se com o amanhã, pois ao estar inteiro (a), a cada dia, vivendo com a consciência de estar fazendo o seu melhor, a colheita virá naturalmente, no tempo certo.

Experimente escolher o que deseja viver hoje. Ainda que não possa determinar os eventos externos da sua vida, nem controlar as circunstâncias ao seu redor, você pode escolher o modo como reage a cada um desses eventos. Escolha como pretende viver cada dia e fique atento(a) ao exercício da disciplina do pensamento. Escolha, por exemplo, por um dia, este dia apenas, cuidar de todos os pensamentos que vierem à mente de forma a só permitir que pensamentos positivos ocupem a sua consciência.

Você também pode escolher colocar o amor no lugar do medo, a confiança onde existem dúvidas e confusão. Acredite: é possível decidir como você quer se sentir hoje. Isso fará com que não entregue mais o poder sobre os seus estados emocionais a ninguém. Ao fazer isso, você assume o único poder verdadeiro – o seu poder interior. O medo do futuro não existe, pois não é possível temer algo que não é. O que acontece, é que você projeta as experiências do passado no futuro e, por isso, tem medo de voltar a sentir dor, insegurança, rejeição, assim por diante.

A boa notícia é que é possível se libertar dos medos do passado e soltar a s emoções negativas atreladas a ele. É possível aprender com as experiências e deixar ir embora o que passou. É possível tomar posse da chave da felicidade e decidir quais as experiências que se deseja viver, a cada momento.

Como fazer isso? Escolhendo o amor. Experimente outro exercício: Escreva quais são os seus maiores medos. Pode ser medo de ficar só, medo de não ser capaz de superar um trauma, medo de ser incompetente. Sejam quais forem, envie amor à essa parte sua que sente medo, diga à ela que o medo é uma criação da mente e deixe que o amor transmute o medo em confiança. Esta é a chave: amor

Amor por você próprio(a), para ser capaz de amar o outro. Amor pelas suas dificuldades, amor pelas experiências vividas, amor incondicional por ser quem você é e merecer a oportunidade de estar vivo(a) e inteiro(a), capaz de renascer a cada dia. Ao focar a sua energia no presente, ao se dar conta de que a verdadeira libertação acontece dentro de você e que, não importam as circunstâncias, você é livre para escolher o que deseja sentir, irá descobrir que a felicidade é uma construção e que o(a) arquiteto(a) é você.

Jael Coaracy